quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aneel faz leilão de mais de 700 km de linha de energia


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará amanhã, às 10h, na BM&FBovespa em São Paulo, o primeiro leilão para construção de Linhas de Transmissão de 2010. Dezenove empresas se apresentaram para disputar nove lotes, que totalizam 708 quilômetros de extensão de rede, além de 11 subestações. Os vencedores deverão entregar a infraestrutura em 2012.

Empresas brasileiras e espanholas serão as principais concorrentes na licitação. No único consórcio formado para disputar os projetos, há uma empresa portuguesa, informa a agência reguladora. São 19 empresas e um consórcio na disputa.

As novas linhas reforçam a infraestrutura de transmissão nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia. A Linha de Transmissão Araraquara2 -Taubaté, com extensão de 356 quilômetros, faz parte do linhão que trará para o maior centro do consumo do país a energia produzida pelas usinas Jirau e Santo Antônio, que fazem parte do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (RO).

A estimativa da Aneel é que a concessão dos nove lotes gerem investimentos de R$ 700 milhões e criem 3.400 empregos diretos.

Os concorrentes deverão apresentar a proposta pelo lote em envelope fechado. Ganha quem ofertar o maior deságio para a receita máxima permitida por ano. Para cada lote de linhas de transmissão, a agência reguladora arbitrou um valor.

Em novembro do ano passado, a Aneel obteve um deságio médio de 28,43% para o conjunto dos 11 lotes concedidos. O deságio variou de um simbólico 0,01% a 32,44%. Na ocasião, o conjunto das linhas de transmissão totalizava 1.079 quilômetros de extensão.

Proponentes aptos a participar do leilão

ABENGOA CONCESSÕES BRASIL HOLDING S.A.
AFLUENTE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.
ALUPAR INVESTIMENTO S.A.
ATP ENGENHARIA LTDA.
CENTRAIS ELÉTRICAS DO NORTE DO BRASIL S.A.
COBRA INSTALACIONES Y SERVICIOS S.A.
COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO
CONSÓRCIO ATLÂNTICO ARM (Telecomunicações e Serviços de Engenharia Ltda. (40%); ARM Energia e Serviços de Engenharia Ltda.(20%); e CME - Construção e Manutenção Electromecânica, S.A. (40%).
COPEL GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A.
CTEEP - COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA
DESENVIX S.A.
ELECNOR TRANSMISSÃO DE ENERGIA S.A.
EMPRESA AMAZONENSE DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA S.A.
EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA DO RIO GRANDE DO SUL S.A.
ENGEGLOBAL CONSTRUÇÕES LTDA.
FR INCORPORADORA LTDA.
FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.
ISOLUX INGENIERIA S.A.
ORTENG EQUIPAMENTOS E SISTEMAS LTDA.
TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger