terça-feira, 25 de abril de 2023

HÜRJET realiza seu primeiro voo


O protótipo do HÜRJET, primeira aeronave a jato desenvolvida na Turquia, realizou com sucesso seu primeiro voo hoje (25). HURJET é um marco na engenharia aeroespacial turca, e contou com a participação da brasileira AKAER no desenvolvimento estrutural da aeronave, a nova aeronave de treinamento avançado e ataque leve (LIFT) se apresenta como um versátil vetor.

Desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), o protótipo do HÜRJET realizou com sucesso seu primeiro voo, após as primeiras avaliações em voo, pousou com sucesso.

Os trabalhos no âmbito do Projeto HÜRJET começaram em agosto de 2017. A brasileira AKAER contribuiu com seu expertise em aeroestruturas obtido ao longo de sua participação no desenvolvimento do sueco F-39 Gripen, agregando ao desenvolvimento da aeronave turca, demonstrando a competência da engenharia brasileira. 


O primeiro componente, cuja produção foi concluída, foi transferido para a linha de montagem final com cerimônia realizada em 10 de junho de 2022. Depois que as atividades de montagem foram concluídas, os testes de solo (trem de pouso, cabeamento, mecanismo de canopi, testes elétricos) foram iniciados, o HÜRJET concluiu com sucesso os primeiros requisitos de partida do motor, sistema aviônico, sistema elétrico e testes de combustível, e concluiu com sucesso a partida do motor, uma das fases mais importantes do projeto de desenvolvimento, ocorrido em 30 de janeiro de 2023. .

.O HÜRJET, que decolou às 07h35 para realizar seu primeiro voo, alçando voo com sucesso, durante o curto período no ar, aproximadamente 26 minutos. Atingiu os 14000 pés de altitude, iniciado a fase de testes em voo. 


Segundo anúncio da TAI, todos os sistemas do HÜRJET funcionaram como esperado, completando com sucesso seu primeiro teste de voo.

A previsão, e que a partir de 2025 o HÜRJET comece a ser operado pela Turquia, que inicialmente possui uma encomenda de 16 aeronaves, das quais, quatro são protótipos que após cumprir a fase de certificação, serão elevados ao padrão operacional da Turquia.

O Programa HÜRJET, emerge como um potencial concorrente no emergente mercado para aeronaves de treinamento avançado e ataque leve, os famosos "LIFT", que deverá concorrer com o italiano M346 em diversos países.

Originalmente, o HÜRJET foi projetado como uma aeronave de treinamento avançado e conversão de pilotos, assim concluindo as atividades de qualificação e certificação dos novos pilotos turcos, substituindo os veteranos T-38 "Tallon" e aposentando os F-5 voados pela equipe de demonstração aérea turca.


A TAI pretende oferecer um vasto leque de configurações, demonstrando a versatilidade de sua nova aeronave, desenvolvendo além da variante de treinamento avançado, variantes de ataque leve, visando cumprir missões de apoio aéreo aproximado, uma variante equipada para arena de combate aéreo, capaz de executar missões de patrulha aérea. Mas com certeza a que deverá despertar a atenção de vários países, será a variante naval, capaz de operar embarcado em navios aeródromo multipropósito da classe do TCG Anadolu, pouco maior que o NAM Atlântico.


Especificações do HÜRJET

Envergadura 9,5 m

Comprimento 13,6m

Altura 5,1m

Área da asa 35 m^2

Impulso 17.600 lb

Velocidade Máxima 1.4 Mach

Teto de serviço 45.000 pés

Limite G +8 G/-3 G

Alcance 2222 km

Capacidade de carga 2721 kg

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger