domingo, 9 de abril de 2023

TikTok é um risco potencial de segurança cibernética para os EUA

 


O TikTok é um "vetor de ameaça potencial" para os Estados Unidos, disse John F. Plumb, secretário assistente de defesa para política espacial e principal consultor cibernético do secretário de defesa. 

TikTok é uma mídia social, serviço de hospedagem de vídeo de propriedade da empresa chinesa ByteDance. 

Membros do subcomitê de ciber, tecnologias da informação e inovação do Comitê de Serviços Armados da Câmara ouviram depoimentos de Plumb e general do Exército Paul M. Nakasone, comandante do Comando Cibernético dos EUA, diretor da Agência de Segurança Nacional e chefe do Serviço Central de Segurança. 

O problema com o TikTok é que um grande número de americanos o usa, e a China pode ter a capacidade de direcionar desinformação por meio dele, além de coletar dados dele, disse Plumb. A escala e o escopo da plataforma são problemáticos.  

Os formuladores de políticas precisam estar cientes dessas ameaças, quantificá-las e agir contra elas, disse ele. 

Nakasone disse: "Se você considerar que um terço da população adulta recebe suas notícias deste aplicativo, um sexto de nossas crianças estão dizendo que estão constantemente neste aplicativo, se você considerar que há 150 milhões de pessoas todos os dias que estão obviamente tocando neste aplicativo, isso fornece a uma nação estrangeira uma plataforma para operações de informação, uma plataforma para vigilância e uma preocupação que temos com relação a quem controla esses dados." 

O departamento já proibiu o uso do TikTok em telefones do governo, observou o general.  

"Acho que a discussão mais ampla obviamente cabe aos formuladores de políticas agora. Certamente, esta é uma peça que nossa nação deve considerar", disse ele.  

Haverá outras aplicações como esta, e é preciso haver uma política que equilibre a capacidade de compartilhar informações com a proteção contra a capacidade dos adversários de conduzir operações de vigilância e informações contra os Estados Unidos, disse Nakasone. 

O general disse que há uma diferença entre o TikTok e as plataformas de mídia social americanas. 

A China já disse que vai "tocar nos dados a qualquer momento que quiser. Isso me preocupa", disse Nakasone. 

Plumb disse que, por décadas, a China usou seus recursos cibernéticos para roubar informações confidenciais, propriedade intelectual e pesquisa de instituições dos setores público e privado dos EUA, incluindo a base industrial de defesa.  

"As invasões cibernéticas chinesas são as mais prolíficas do mundo. Em crise, os líderes da RPC [China] acreditam que alcançar o domínio da informação lhes permitirá tomar e manter a iniciativa estratégica, interromper nossa capacidade de mobilizar, projetar e sustentar a força conjunta, e garantir o estado final desejado da RPC", disse Plumb, referindo-se à China. 

Departamento de Defesa e a pátria dos EUA. Eles fazem isso para enfraquecer nossos aliados e parceiros e minar os interesses dos EUA", disse Plumb. 

Plumb descreveu as ações que o departamento tomou no ciberespaço defensivo e ofensivo. Ele disse que a solicitação de orçamento do ano fiscal de 2024 do presidente incluía US$ 13,5 bilhões para atividades no ciberespaço, priorizando investimentos na força de trabalho, operações, pesquisa e recursos do ciberespaço.  

"Operar no ciberespaço hoje é uma parte essencial da capacidade do departamento de deter a agressão e garantir a segurança de nossa nação", disse ele. 


Fonte Departamento de Defesa dos EUA

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger