quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Israel diz que Irã enviou dois navios de guerra ao Mediterrâneo


O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, afirmou nesta quarta-feira que o Irã teria enviado dois navios de guerra para o Mediterrâneo através do Canal de Suez e disse estar preocupado com este gesto de "provocação".

"Nesta noite, duas embarcações de guerra iranianas supostamente atravessaram o Canal de Suez para chegar ao Mediterrâneo, em direção à Síria", declarou Lieberman.

"A comunidade internacional deve compreender que Israel não pode ignorar essas provocações para sempre", acrescentou o chefe da diplomacia israelense durante um discurso em Jerusalém, ante uma conferência de presidentes das principais organizações judias americanas.

As autoridades egípcias do Canal de Suez negaram nesta quarta-feira que dois navios de guerra iranianos tenham cruzado esta via marítima ou tenham pedido autorização para isso, como advertiu o ministro de Exteriores israelense, Avigdor Lieberman.

"Nem cruzaram nem temos informação de que o Irã tenha pedido autorização para que navios cruzem o canal", disse à Agência Efe por telefone o diretor de operações do Canal de Suez, Ahmed al Manajli.

Desta forma, as autoridades egípcias reagiram às advertências de Lieberman, que apontou nesta quarta-feira que "dois navios de guerra iranianos navegarão pelo Mar Mediterrâneo para chegar à Síria".

Em uma convenção em Jerusalém de organizações judaicas americanas, Lieberman disse que as embarcações iranianas tinham previsto atravessar o Canal de Suez, sem dar detalhes sobre a data.

Manajli lembrou que "qualquer navio de guerra que queira usar o Canal de Suez deve pedir primeiro autorização às Forças Armadas egípcias e às autoridades competentes".

"O Canal de Suez não aceita a moeda iraniana, mas isso não quer dizer que navios iranianos não possam utilizar nossa hidrovia", destacou o comunicado.

E destacou que qualquer país pode solicitar permissão para que um navio, seja comercial ou militar, possa atravessar o canal, sempre e quando não estiver em guerra com o Egito.

Além disso, Manajli assegurou que seu país cumpre com os tratados internacionais.

Se a informação israelense for confirmada, esta será a primeira vez desde 1979 que embarcações de guerra iranianas atravessam o canal.

Para Lieberman, o envio dos navios iranianos é "uma provocação que mostra que a confiança e a audácia dos iranianos estão aumentando a cada dia".

Segundo a rádio israelense, os dois navios da marinha de guerra iraniana seriam uma fragata de classe MK-5, equipada com mísseis terra/mar, e uma embarcação de apoio de classe Kharg

O Canal de Suez une o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, e por ele passam 2,5 milhões de barris de petróleo por dia.

Fonte: EFE / France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger