segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Navios mercantes ignoram a ameaça pirata.


A Organização Marítima Internacional (IMO) adverte que uma "elevada proporção inaceitável de navios que transitam pelo Golfo de Aden e no Oceano Índico ocidental" não estão levando a sério a ameaça da pirataria por não acatarem avisos ou tomar medidas para proteger seus navios.

Em uma carta circular aos membros da IMO, as Nações Unidas e outras organizações, a IMO, disse que as forças navais ao largo da costa da Somália têm observado vários navios na área, que não estão inscritos no Centro de Segurança Marítima do Chifre da África ; não informando o United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO), não mostram dissuasão da pirataria e não estão acatando as advertências das atividades piratas. Pelo menos 25% dos navios comerciais que cruzam o Golfo de Aden ignoram as precauções de segurança.

A IMO observou que a partir de 14 de fevereiro, 685 tripulantes a bordo de 30 navios estão sendo mantidos como reféns na costa somali, o que reflete um agravamento da situação e como piratas estão expandindo seu alcance para o Oceano Índico, especialmente através da utilização crescente de navios-mãe. A organização também diz que os ataques piratas estão se tornando mais violentos e que os piratas estão usando a tripulação capturada como escudo humano.

Falha ao aplicar integralmente as orientações da IMO e a indústria que desenvolveram as melhores práticas de gestão, aumentam significativamente o risco de ataques bem sucedidos, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO). Algumas das orientações de gestão incluem manter uma velocidade de cruzeiro alta (viajando á 18 nós ou mais, fazendo com que seja quase impossível para os piratas subir a bordo), a montagem de barreiras físicas usando mangueiras e espuma para impedir o acesso dos piratas.

"Infelizmente, há indícios perturbadores para mostrar que, em muitos casos, estes conselhos ou não chegaram ás empresas de navegação ou de seus navios ou não tenham sido atendidos", diz a carta circular. A IMO continua a exortar "a todos aqueles das administrações envolvidas, nomeadamente, entidades representativas da indústria, associações de marítimos, armadores e empresas a tomar medidas para assegurar que os comandantes dos navios recebam informações atualizadas, infalivelmente, e que todas as medidas preventivas recomendadas, evasiva e defensiva são totalmente e efetivamente implementadas".

O anúncio segue o lançamento, em 03 de fevereiro do plano de ação anti-pirataria da IMO, na Organização Marítima Mundial 2011, com tema do Dia: "Pirataria: orquestrar a resposta". O plano de ação foi lançado pelo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, que disse que a escalada da pirataria ao largo da costa da Somália é "completamente inaceitável" e exige medidas urgentes. Ele saudou a decisão da IMO em prestar especial atenção a esta ameaça grave durante o próximo ano.

Também presente no lançamento estava o coronel Richard Spencer, que criticou a indústria de transporte que em muitos casos não toma as medidas adequadas de auto-proteção ou ajuda os órgãos de coordenação naval, mesmo quando tinha aconselhado as autoridades que estavam na zona de alto risco. "A OTAN informa aos navios se dentro de 50 milhas há um avistamento de navio-mãe para avisá-los do risco, mas os navios não estão lendo os avisos. Eles estão velejando no escuro", disse ele. "Há uma razão pela qual algumas bandeiras de forma consistente têm o maior número de navios tomados. Estou sem palavras a respeito do porque alguns Estados não estão fazendo mais. "Ele disse que as forças navais tinham", observado que não estavam em conformidade "a bordo dos navios dos quatro principais Estados de pavilhão, a Libéria, Panamá, Ilhas Marshall e Bahamas.

Como resultado do flagelo da pirataria continua, a IMO incentiva os governos a fornecer vigilância naval e aérea extra em áreas afetadas pela pirataria e a fornecer as forças de segurança informações sobre os movimentos dos navios.

A IMO acrescentou que uma instalação de distribuição de informação (IDF) foi criada para ajudar as forças de segurança que operam no Golfo de Aden e o Oceano Índico a obter uma melhor imagem do local onde os navios estão, a fim de fornecer alertas de atividade de pirataria e facilitar a repressão mais eficaz da pirataria e assaltos à mão armada contra navios através da utilização mais eficaz dos limitados recursos naval e militar disponíveis.

Através do plano de ação anti-pirataria, a IMO pretende reforçar suas capacidades anti-pirataria e ampliar seu alcance para criar um esforço mais amplo e global. O plano tem seis metas principais para 2011. São eles:

• aumentar a pressão política para garantir a libertação de reféns;
• rever e melhorar as orientações da IMO e promover o cumprimento das melhores práticas de gestão e das medidas preventivas, evasivas e defensivas que os navios devem seguir;
• melhorar o suporte e coordenação com as marinhas;
• promover a cooperação entre os Estados e a indústria de transporte marítimo no combate a pirataria;
• prevenir, proibir e trazer à justiça os piratas;
• prestar assistência, durante o período pós-traumático, para aqueles atacados ou seqüestrados por piratas.

Fonte: Defense Web
Tradução e Adaptação: Angelo D. Nicolaci - GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger