domingo, 5 de setembro de 2010

Ataque a unidade militar no Daguestão deixa ao menos cinco mortos e 39 feridos


Ao menos cinco pessoas morreram e 39 ficaram feridas após um ataque contra uma unidade militar na região russa do Daguestão, no Cáucaso do Norte, segundo fontes ouvidas pela agência russa RIA Novosti.

Um carro cheio de explosivos dirigido por um homem-bomba furou o bloqueio na unidade militar e foi detonado perto da cidade de Buinaksk no começo do domingo (horário local), segundo a agência.

As repúblicas do Cáucaso do Norte, que abrigam Inguchétia, Daguestão e Tchetchênia, têm uma população de maioria islâmica. Elas são cenário de uma violenta rebelião, onde quase todos os dias há ataques e atentados, mas que no geral escolhem como alvo os representantes das forças de segurança.

A rebelião islamita milita pela criação de um emirado no Cáucaso russo, e se originou das duas violentas guerras da Tchetchênia (1994-96 e 1999-2005), entre os separatistas e o exército russo.

O governo da Rússia está investindo bilhões de dólares para tentar desenvolver a região, onde o desemprego atinge mais de 50% em algumas áreas, o que muitas autoridades acreditam que leva jovens ao extremismo.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger