
Neste sábado dia 31/10, o Editor deste blog foi convidado a palestrar sobre o tema geopolítico brasileiro, no Centro de Especializado de Instrução de Tiro Tático, à convite do amigo e instrutor Cassio de Holanda. Abaixo está disponível o conteúdo desta palestra e algumas informações sobre este Centro de Instrução
A palestra teve como tema: Brasil - A necessidade de investir em defesa
Vamos agora a terceira e última parte desta palestra:
Vamos abordar agora o seguinte Tópico:
DEFESA – UM ASPECTO GEOPOLÍTICO
Como foi possível apreciar nos tópicos anteriores, ficou bem explícita a necessidade de investirmos em Defesa. Seja pelo ponto de vista de direito à cidadania, seja como respaldo diplomático ou como uma mola impulsora do desenvolvimento nacional.
Agora com relação aos aspectos geopolíticos? Como a Defesa se faz necessária?
Isso é um ponto bem interessante de abordarmos aqui hoje. Pois estamos assistindo nos últimos meses o Brasil assinar diversos acordos e tratados internacionais. Quer no campo diplomático ou econômico, ou mesmo na área de defesa e tecnologia.
Um bom exemplo, talvez o mais abrangente de todos, tem sido o acordo Brasil-França. Que emgloba não só a venda de tecnologias e equipamentos militares, como também um estreitamento do laços diplomáticos e políticos entre estes dois Estados. Pois apartir do mesmo o Brasil tem tido apoio incondicional de Paris nas cimeiras e foruns internacionais, bem como apoio como candidato à cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.
O Brasil esta conquistando um peso político sem precedentes na América Latina, e tem atraido os olhares do mundo, muitos ainda duvidam de nossa capacidade de consolidar tais conquistas, mas nós brasileiros já temos certeza de que chegamos para ficar e ainda voar mais alto a cada dia.
Podemos até enumerar algumas de nossas conquistas mais marcantes no campo geopolítico:
Quitamos nossa histórica dívida com o FMI e hoje nos tornamos um de seus credores; Somos reconhecidos como "Potência Regional" dentro da América Latina; Temos participado ativamente de fóruns internacionais; Fomos um dos primeiros países a contornar a crise econômica mundial; Temos liderado com sucesso a missão de estabilização do Haiti dentre outras conquistas.
A questão "Defesa" é primordial para que possamos defender nossas conquistas e nos firmarmos como uma nação séria e capaz de assumir as responsabilidades que vêm junto com a liderança almejada.
Agora chegamos ao último tóppico desta palestra, onde vamos ver um pouco da história geopolítica, bem resumida, mas que dê amostras da real posição do Brasil e como o Brasil pode se tornar um gigante mundial.
DEFESA – O BRASIL E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
Vamos retroceder um pouco no tempo, para que possamos entender um pouco as mudanças que nós presenciamos hoje.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo perdeu sua característica multipolar, e passou a ser regido por uma estrutura bipolar. Onde o mundo se dividiu entre dois polos, de um lado os EUA e seus aliados, e do outro a URSS e seus satélites e aliados. Foi a famosa "Guerra Fria", que foi marcada por um conflito diferente, onde houveram conflitos diversos espalhados pelo mundo, chamadas guerras de desgaste, onde sempre um lado era apoiado pelos EUA e o outro a URSS. Assim vivemos por décadas, sempre sob a possibilidade de uma catastrofe nuclear, pois ambos eram detentores do poder capaz de destruir nosso planeta por diversas vezes.
Mas daí no final dos anos 80 e inicio dos 90, vimos a URSS dobrar os joelhos e tombar, deixando um vácuo no cenário geopolítico mundial. Onde os EUA procuraram se fazer líderes e potência hegemônica, declarando o inicio de uma era Unipolar, onde por diversas vezes provaram ao mundo que não daria ouvidos as opiniões de outros Estados com respeitos as decisões globais. No inicio do Séc. XXI, mergulhou numa guerra desenfreado ao novo ator do cenário geopolítico, o terrorismo.
E antes no fim desta década foi assolado por uma crise econômica que abalou o mundo, deixando mais uma vez claro o que outros atores já haviam previsto e estavam dando os primeiros passos rumo a um retorno a multipolaridade no cenário geopolítico mundial.
Nesta fase o Brasil e diversas outras nações como China, Índia, Rússia e França, dentre outros, tem buscado minimizar o poder Norte-Americano no campo Geopolítico.
O mundo passou a dar mais ouvidos as políticas sociais. No Brasil por exemplo isso se deu com a eleição de nosso atual presidente Lula, que tem mudado muito a cara da política brasileira com decisões que tem se mostrado muito acertadas no que diz respeito a política externa brasileira e os caminhos que estamos seguindo.
Nós brasileiros temos mostrado ao mundo em passos largos que estamos prontos para assumir nosso papel como grande potência, não só regional como já possuimos, mas também na esfera global. O que torna necessário investimento, não só em nossa indústria e economia, mas principalmente em Educação e Defesa. Pois estes são fatores importantíssimos para navegarmos em águas tranquilas rumo ao sucesso.
Agora vou citar algumas frases interessantes:
" Precisamos de um escudo para podermos ser rebeldes"
Ex-Ministro Mangabeira Unger
“PRECISAMOS TRABALHAR NA CONTRA-HEGEMONIA DOS EUA, ISSO NÃO QUER DIZER DECLARAR GUERRA. MAS SIM LIMITAR O PODER DE INFLUÊNCIA DOS EUA”.
“ A MULTIPOLARIDADE MUNDIAL É UM CAMINHO SEM VOLTA, CABE A NÓS BRASILEIROS OCUPAR O NOSSO LUGAR DE DIREITO NESTA NOVA ORDEM, E ISSO SE FAZ COM CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA, ECONÔMICA, SOCIAL E PRINCIPALMENTE COM PODER DE SE OPOR A QUALQUER AMEAÇA.”
“DEFESA É A CAPACIDADE DE DIZER NÃO QUANDO É NECESSÁRIO”
Ministro Nelson Jobim.
Quero agradecer a presença e a atenção de todos, e encerramos aqui a palestra e abrimos o espaço para que possamos tirar dúvidas e comentar o que tratamos aqui hoje.
Caso haja interesse o editor se põe a disposição para palestras e apresentações sobre a geopolítica e estratégia. Fique à vontade para entrar em contato.
[email protected]
[email protected]
O CENTRO ESPECIALIZADO DE INSTRUÇÃO DE TIRO TÁTICO
APRESENTA
Técnicas de Investigação
Valoriza sua carreira e desenvolva-se profissionalmente.
Data: 01 e 02 de Maio de 2010 - sábado e domingo.
Hora: das 8h as 17h.
Telefone: (21) 9976-7654
E-mail: [email protected]
0 comentários:
Postar um comentário