domingo, 29 de novembro de 2009

O que é um APAC?



O que é um APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil)? Concerteza se você costuma viajar de avião você já foi inspecionado por um antes de embarcar em seu voo.

Os APACs, são aqueles homens e mulheres que atuam na segurança do voo dentro da aviação civil, e são responsáveis pela sua segurança diretamente, pois ao embarcar toda sua bagagem e mesmo o passageiro deve ser inspecionado para ter certeza de que não há nenhum ilícito, bomba ou armamento embarcando e ainda há a varredura das aeronaves antes do embarque dos passageiros para assegurar que não há explosivos abordo.

Estes profissionais atuam em todos os aeroportos nacionais que operam voos regulares, sendo profissionais tercerizados, eles aqui no Brasil possuem uma remuneração muito abaixo do que se espera para uma função tão importante e delicada quanto a segurança de nosso voo. Geralmente sua remuneração esta em torno de R$700 à R$800 reais.

Os uniformes sempre impecáveis, cordialidade e atenção são as mais notáveis qualidades destes profissionais que atuam numa escala de 6x1 em turnos de seis horas diárias. Quando se encontra algum ilícito imediatamente é acionada a Policia Federal, que assume a ocorrência e conduz o infrator até a delegacia.

Muitas vezes nós passageiro não damos importância a este profissional e as vezes até os tratamos com falta de respeito ou valor, achando que é desnecessário tamanho controle. Mas se formos analisar mais detidamente, veremos que nada do que é feito em seus procedimentos é excessivo, mas sim primordial para que tenhamos um voo seguro e até mesmo no combate ao narcotráfico.

Já ouvi uma APAC me relatar casos absurdos de desreipeito do passageiro para com esse profissional, principalmente quando o mesmo tenta dar um jeitinho de burlar as normas e ouvi um sonoro "não". Há também relatos de prisões de "mulas" do tráfico e mesmo a detenção de pessoas contrabandeando outros artigos restritos.

Quando for embarcar em seu próximo voo, lembre-se, este profissional que ira inspeciona-lo e a sua bagagem esta ali para sua segurança e a de nossos céus. Então procure ser mais cordial e seguir as normas vigentes. Pois segurança é assunto sério.

Matéria exclusiva do GeoPolítica Brasil
Share this article :

2 comentários:

  1. PARABENS,OS AGENTE DE PROTEÇAO SAO BASTANTE RESPONSAVEIS, NAS OS PASSAGEIROS NAO SABE QUE A VIDA DELES ESTAU EM JOGO...

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger