sábado, 21 de novembro de 2009

Equador: aviões de combate comprados do Brasil servirão para repelir guerrilheiros


Os 24 aviões de combate Super Tucano que Quito comprou do Brasil permitirão ao Equador responder a eventuais ataques da guerrilha colombiana das Farc às forças de segurança do país na fronteira, disse neste sábado o presidente Rafael Correa.

O mandatário indicou que as aeronaves começarão a chegar em dezembro, como parte do processo de modernização das Forças Armadas.

"São aviões de combate ar-terra para que, se nossas patrulhas forem atacadas pelas Farc, tenham em seguida reforço aéreo. Queremos, principalmente, proteger a vida de nossos soldados", disse Correa em seu informe semanal.

O presidente já advertiu no passado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia que "qualquer incursão no Equador será considerada um ato de guerra".

O plano de modernização militar de Quito inclui também a compra de 12 aviões Mirage remodelados na África do Sul, de quatro radares chineses, de helicópteros e de aeronaves não-tripuladas.

O Equador também fortalecerá a vigilância na fronteira com a Colômbia.

Em março de 2008 militares colombianos bombardearam um acampamento das Farc em território equatoriano, provocando a ruptura das relações diplomáticas durante 20 meses.

Correa negou novamente que esteja em uma corrida armamentista, e assegurou que está apenas "corrigindo o que não foi feito nos últimos 10 ou 15 anos".

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger