quarta-feira, 2 de julho de 2025

Lançadores não letais da CONDOR recebem reconhecimento como Produtos Estratégicos de Defesa

Representando um passo importante para a consolidação da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, os lançadores de munições não letais da CONDOR Soluções Não Letais foram oficialmente reconhecidos como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelo Ministério da Defesa. A homologação inclui os modelos com coronha rebatível nos calibres 40 mm e 37/38 mm, consolidando o papel da empresa como um dos principais fornecedores de tecnologias críticas para a segurança e defesa nacional.

A aprovação foi formalizada durante a 45ª Reunião Deliberativa da Comissão Mista da Indústria de Defesa e publicada na Portaria GM-MD nº 2.524, de 6 de junho de 2025, que altera o anexo da Portaria nº 1.345/MD, de 2014. Esse credenciamento reafirma a importância dos produtos da CONDOR não apenas para as Forças Armadas, mas também para os órgãos de segurança pública em todo o território nacional.

Reconhecimento da relevância estratégica

Para Luiz Monteiro, CEO da CONDOR, o reconhecimento oficial é mais do que uma conquista empresarial; é uma demonstração do valor estratégico das soluções desenvolvidas pela companhia ao longo de quatro décadas de atuação.

Este credenciamento representa o reconhecimento da imprescindibilidade desses sistemas para a segurança e defesa nacionais. Ao desenvolver e produzir essas soluções no Brasil, com autonomia e excelência, a CONDOR reafirma sua posição como uma empresa estratégica e inovadora, essencial para o fortalecimento das capacidades operacionais das Forças Armadas e das forças de segurança pública”, destacou Monteiro.

Tradição em inovação e exportação

Fundada em 1985 e sediada no estado do Rio de Janeiro, a CONDOR construiu uma sólida reputação internacional, exportando seus produtos para mais de 85 países e sendo amplamente utilizada em operações de paz da ONU, exercícios militares internacionais e em ações de segurança pública de alta complexidade.

Com uma infraestrutura que ocupa mais de 1 milhão de metros quadrados e contando com 18 laboratórios de pesquisa e seu próprio Instituto de Ciência e Tecnologia, a CONDOR investe de forma consistente em inovação, pesquisa e desenvolvimento, sempre orientada pelo compromisso com o uso proporcional da força e o respeito aos direitos humanos.

Integração a EDGE Group e fortalecimento da BID brasileira

Desde abril de 2024, a CONDOR passou a integrar o EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores conglomerados de defesa do mundo. Mesmo com a mudança no controle acionário, a empresa mantém sua condição de Empresa Estratégica de Defesa Brasileira, com todas as garantias e responsabilidades associadas ao fornecimento de produtos essenciais à segurança do Estado brasileiro.

Essa integração trouxe à CONDOR acesso a novas tecnologias, mercados e investimentos, sem comprometer sua missão de fortalecer a capacidade operacional das Forças de Segurança brasileiras.

Análise: um avanço para a soberania e a indústria nacional

O reconhecimento dos lançadores não letais da CONDOR como Produtos Estratégicos de Defesa é um sinal claro da importância crescente da autossuficiência tecnológica no setor de defesa. Ao priorizar soluções desenvolvidas e fabricadas no Brasil, o Ministério da Defesa reforça a soberania nacional, a geração de empregos qualificados e a capacidade de resposta autônoma a diferentes tipos de ameaças.

Além disso, o credenciamento fortalece o posicionamento da CONDOR como uma referência mundial em tecnologias não letais, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais no uso proporcional da força, com equipamentos modernos e adequados aos desafios contemporâneos da segurança pública e defesa.

A medida representa, portanto, uma vitória para a BID nacional, para a CONDOR e para todos os brasileiros que dependem de instituições de segurança mais bem preparadas, equipadas e capacitadas para atuar com eficiência e respeito aos direitos humanos.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Condor

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger