A unidade de Defesa e Espaço da Airbus foi selecionada pela operadora espanhola Hisdesat para construir dois satélites de radar avançados PAZ-2, que serão utilizados pelo Ministério da Defesa da Espanha. O anúncio foi feito pela empresa nesta quarta-feira (9).
Os novos satélites terão capacidade para fornecer imagens de radar 24 horas por dia, oferecendo suporte tanto para operações de inteligência e vigilância militar quanto para aplicações civis, como o monitoramento ambiental e a avaliação de desastres naturais. Eles substituirão o atual satélite PAZ, que está em operação desde 2018 e é um dos principais ativos de observação da Terra da Espanha.
Em meio ao atual cenário geopolítico, o contrato é considerado estratégico para reforçar a autonomia tecnológica espanhola. “Com os satélites PAZ-2, a Airbus reafirma seu compromisso com o fortalecimento da soberania tecnológica em segurança e defesa”, destacou Alain Faure, chefe da Airbus Space Systems.
Segundo a Airbus, o primeiro dos dois satélites deverá entrar em operação em meados de 2031. As atividades de montagem e testes ocorrerão nas instalações da empresa em Getafe, na Espanha, reforçando o papel da indústria local no desenvolvimento do projeto.
Com este contrato, a Espanha amplia suas capacidades de vigilância espacial e fortalece sua posição no setor de segurança e defesa na Europa.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Reuters
0 comentários:
Postar um comentário