terça-feira, 20 de junho de 2023

Qual o destino do Merkava? Será a Ucrânia? Confiram

 


Recentemente publicamos aqui no GBN Defense a informação de que Israel havia solicitado autorização aos EUA para exportação dos seus carros de combate Merkava Mk.2 e Mk.3, com destino a dois prováveis clientes não revelados, sendo ventilado que deles seria europeu. Tal anúncio levou a diversas especulações envolvendo quem seriam os futuros operadores do Merkava, incluindo a possibilidade de envio destes poderosos carros de combate para o front ucraniano.

Mas, diante de tantas especulações, se suas apostas foram o front ucraniano, sinto lhe dizer, mas não veremos o poderoso carro de combate israelense operando na Ucrânia. Segundo nossas pesquisas e consultas a várias fontes, chegamos aos prováveis operadores do Merkava, e as especulações passaram muito longe, não será a Turquia, Polônia, Romênia ou Croácia, mas segundo vários analistas, Marrocos e Chipre serão o destino do Merkava, marcando a primeira exportação do peso pesado israelense.

Segundo as informações, esta potencial exportação é um marco histórico para Israel, já que os israelenses nunca antes permitiram a transferência desses carros de combate a qualquer país, independentemente de sua idade. Yair Kulas, chefe da Diretoria de Cooperação Internacional de Defesa de Israel, fez esta revelação surpreendente ao jornal financeiro Calcalist.

Os Merkava israelenses em questão deverão substituir os 41 T-80U/UK doados à Ucrânia por Chipre, bem como os T-72B de propriedade das forças armadas marroquinas, caso os acordos de transferência sejam concluídos.

Marrocos chegou a negar inicialmente a doação de carros de combate para Ucrânia, mas surgiram relatos de que a Ucrânia recebeu os T-72B por meio de terceiros.

Quanto aos Merkava israelenses, a condição que Israel impõe a Chipre e Marrocos é que seus blindados não sejam fornecidos, doados, reexportados ou vendidos para a Ucrânia.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências de notícias 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger