sexta-feira, 9 de junho de 2023

Diên Biên Phu: “Há uma multidão de anônimos cuja história nunca foi escrita”


A Batalha de Diên Biên Phu, ocorrida no Vietnã entre 13 de março e 7 de maio de 1954, ainda não revelou todos os seus segredos. Por ocasião do Dia Nacional de Homenagem aos "Mortos pela França" na Indochina, o tenente-coronel Ivan Cadeau, oficial-historiador do Serviço Histórico de Defesa (SHD), relembra os aspectos conhecidos e desconhecidos dos combates.

Este 8 de junho é o Dia Nacional de homenagem aos "mortos pela França" na Indochina. Sessenta e nove anos depois de Diên Biên Phu, que balanço podemos fazer dessa batalha?

O padrão geral da luta que ocorreu no vale de Diên Biên Phu é agora bastante conhecido. Mais de 15.000 lutadores lutarão do lado francês. Três mil foram mortos durante os combates e, dos cerca de 11.000 prisioneiros, milhares não retornaram dos campos do Viet Minh. A França, como o Vietnã, comemora a batalha todos os anos, mas por motivos diferentes. Esquematicamente, esse conflito permanece amplamente eclipsado por sua contraparte americana entre os vietnamitas. Para os franceses, a guerra da Argélia atraiu mais atenção. Além disso, as últimas testemunhas estão partindo e nem sempre é fácil para Paris e Hanói interessar seus respectivos jovens. Diên Biên Phu foi, no entanto, palco de muitas façanhas armadas realizadas pelos soldados da força expedicionária, sejam eles franceses, vietnamitas, legionários ou africanos. Alguns são notórios, como os dos pára-quedistas ou da Legião Estrangeira, enquanto outros são um tanto esquecidos.

Precisamente, ainda existem lados obscuros?

Temos muitos testemunhos sobre as operações. Eles, no entanto, tendem a super-representar aspectos da batalha e descartar outros. E quanto, por exemplo, à ação de certas armas e serviços de que nunca falamos? Ou os 2.000 prisioneiros do Viet Minh internados nas fileiras francesas? Este último participou notavelmente na construção do acampamento entrincheirado. Mas a história diz pouco sobre o destino deles durante e após a luta. Posso citar também a população local que por vezes ficava perto da briga. Portanto, ainda há uma multidão de anônimos cuja história nunca foi escrita porque faltam os dados e os arquivos.

No entanto, os arquivos já são pesquisáveis, certo?

Eles são todos abertos e comunicáveis ​​na França, a maioria deles mantidos no SHD. Mas este ainda não é o caso do lado vietnamita. Porém é necessário para ver o outro lado do espelho e poder confrontar os pontos de vista. Embora tenha havido avanços muito claros, apenas uma história comparativa fornecerá uma compreensão abrangente da batalha de Diên Biên Phu.


Fonte Ministério das Forças Armadas da França 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger