terça-feira, 6 de junho de 2023

Dia-D: Os desembarques aliados de 6 de junho

 


Em 6 de junho de 1944, há 79 anos, teve início a maior operação combinada da história: o desembarque dos Aliados na Normandia. Equipamentos, gasolina, exército fantasma... A sua preparação exigia meios gigantescos e uma boa dose de imaginação nos meses que antecederam o Dia D.  

“Ok, vamos lá !" 

Na noite de 4 para 5 de junho de 1944, o general Eisenhower, comandante das forças aliadas, emitiu a tão esperada ordem. A Operação Overlord acontecerá no dia seguinte. Uma decisão que demorou a ver a luz do dia.

A partir de janeiro de 1943, as discussões são travadas no maior sigilo. Você tem que escolher uma data, um local e definir as necessidades materiais. A decisão está tomada: as tropas deixarão a Inglaterra e desembarcarão na baía do Sena, na Normandia. “ É um bom compromisso. Os Aliados querem absolutamente ter superioridade aérea e esta área está dentro do alcance máximo dos caças americanos e britânicos. A costa também é muito menos fortificada do que em Pas-de-Calais , explica Jean-Charles Foucrier, pesquisador do Serviço Histórico de Defesa (SHD). As reservas alemãs também são menos numerosas na Normandia.

Um grande acampamento militar

Os recursos mobilizados são consideráveis. Centenas de comboios deixaram os Estados Unidos e cruzaram o Atlântico. Então começa um projeto titânico. É necessário trazer as barcaças que serão utilizadas para o descarregamento e trabalho nos dois portos artificiais necessários para o escoamento do material em grande quantidade. O nervo da guerra, o combustível é um recurso cobiçado. Dezessete milhões de latas são necessárias para enviá-lo para a Grã-Bretanha. Um projeto de oleoduto sob o Canal também está tomando forma aos poucos. Objetivo: abastecer as forças aliadas uma vez no continente.

O sul da Inglaterra torna-se um vasto acampamento militar. Tanques, canhões e veículos se amontoam aos milhares, como o Jeep Willys que se destaca orgulhosamente no meio das tropas. Símbolo do exército americano, sua robustez, manobrabilidade e velocidade serão ativos valiosos no Dia D.

Operação Fortaleza

Durante as seis semanas anteriores ao pouso, aeronaves aliadas bombardearam todo o bairro noroeste da França. Ferrovias, pontes e canais são particularmente visados. Paralelamente, a Operação Fortitude é lançada. Seu objetivo: desviar a atenção do inimigo. “ É uma fase de embriaguez para fazer as pessoas acreditarem em um desembarque em Pas-de-Calais. Os Aliados colocaram tanques fictícios e muitos outros chamarizes no sudeste da Inglaterra. Eles então organizam revisões de tropas que são claramente visíveis para os aviões de observação alemães ”, diz o pesquisador do SHD. “ Quanto ao General Patton, ele dá entrevistas nas aldeias vizinhas, apenas para dar consistência à narrativa ficcional . »

Há muito planejado para maio, o Dia D deve conciliar elementos climáticos, cruciais para o sucesso da " maior operação combinada da história ". Uma tempestade persistente forçou a mudança da data para 5 de junho e, finalmente, para 6 de junho. O dia mais longo.


Fonte Ministério da Defesa Francês 

Tradução e Adaptação: Nicolaci - Brasil Defesa

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger