domingo, 25 de junho de 2023

25 de Junho - Dia Internacional do Marítimo


Comemora-se hoje, dia 25 de junho, o Dia Internacional do Marítimo. Criado há 13 anos pela Resolução nº 19 da Organização Marítima Internacional (IMO), por ocasião da Conferência Diplomática de Manila, nas Filipinas, a data, além de ratificar a importância dos profissionais dos mares e rios para a economia global, vem homenagear os homens e mulheres que diuturnamente guarnecem os conveses, passadiços e praças de máquinas das embarcações que navegam no mundo.

Para enaltecer os Marítimos e Fluviários em sua data, no caso do Brasil, é oportuno ressaltar, preliminarmente, a grandiosidade da atividade econômica a qual esses aquaviários estão inseridos e viabilizam com seu árduo e profícuo trabalho. O setor de transporte marítimo e fluvial é um dos pilares logísticos mais relevantes da economia nacional, pois, além de ser responsável por cerca de 90% do comércio exterior do Brasil, sendo o garantidor da execução das exportações e importações com diversos países, realiza, por meio da navegação de cabotagem, importantes transportes de cargas entre os estados da federação.


A estratégica participação dos Fluviários na atividade de transporte de cargas nas vias interiores viabiliza o escoamento da produção agrícola e o transporte de pessoas que, muitas vezes, constitui-se no único meio de transporte existente nas distantes regiões do país. Cabe ressaltar que a região conhecida como Arco Norte é atualmente a responsável pelo escoamento de considerável parcela da produção de soja e milho da Região Centro-Oeste, contribuindo para a pujança do agronegócio brasileiro.

Além do importante braço logístico de transporte de cargas, outra relevante atividade econômica que é executada em nossa costa, com significativa participação dos Marítimos, é a atividade de exploração e explotação de petróleo e gás natural do subsolo marinho, que ocorre a centenas de milhas do litoral, nas diversas bacias petrolíferas ao longo da nossa costa, como as bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos.


Adicionalmente, não se pode olvidar do setor de turismo náutico, que utiliza grande quantidade de embarcações no seu dia a dia, demandando também profissionais qualificados em suas tripulações. Todas essas atividades estão inseridas em um escopo que movimenta, por ano, cerca de 752 bilhões de dólares na economia brasileira, correspondendo a cerca de 8% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Cabe mencionar que para o exercício de todas essas atividades marítimas e fluviais mencionadas, é necessário contar com um sólido conjunto de profissionais que compõem as tripulações dessas embarcações e plataformas marítimas. Neste sentido, se insere o papel da Autoridade Marítima Brasileira, responsável pela formação desses profissionais, contribuindo fundamentalmente para a capacitação de homens e mulheres, oficiais e subalternos, para o exercício da nobre profissão de Marítimo e Fluviário.


Atualmente, de acordo com o registro do Sistema Informatizado de Cadastro de Aquaviários (SISAQUA), controlado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), constam o registro de cerca de 66.500 Marítimos e de 68.600 Fluviários ativos no Brasil, que fazem parte das tripulações das embarcações que operam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras e internacionais.

Por trás do extremo profissionalismo atinente a esses valorosos homens e mulheres que labutam nos mares e nos rios nessas embarcações, estão ali, antes de mais nada, cidadãos brasileiros, mães, pais, filhos, pessoas reais que, para dar continuidade às atividades vitais para nosso país, em diversas ocasiões, não raro, sacrificam suas vidas pessoais para cumprir a nobre missão de, sem solução de continuidade, fazer girar a roda da economia azul.

No dia de hoje, desejamos que todos os Marítimos e Fluviários se sintam homenageados, conscientes de sua importância, pois trabalham em prol do desenvolvimento da economia, da sustentabilidade e do crescimento do Brasil.

Viva os Marítimos e Fluviários do Brasil!


Por  Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho


Marinha do Brasil




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger