segunda-feira, 16 de outubro de 2017

SAAB Kockums - Divisão naval da SAAB realiza Media Briefing ás vésperas do 1º CICMM

Nesta segunda-feira (16),  véspera do 1º Congresso de Contra Medidas de Minagem, que ocorrerá na Escola de Guerra Naval, comparecemos  à convite da SAAB (um dos patrocinadores do congresso)  ao Media Briefing no Hotel Othon Palace em Copacabana, Rio de Janeiro, onde pudemos travar contato com  a Divisão Naval do grupo sueco.

No encontro , além da  presença de diversos executivos da SAAB Group e SAAB Kockums, destacamos a participação de Sabrina Evangelista Medeiros, Professora Adjunta da Escola de Guerra Naval, no Centro de Estudos Politico-Estratégicos, que contempla o recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM-EGN/MB) e Professora-Colaboradora do PPGHC/UFRJ. Com ampla experiência na área de Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação internacional, cooperação para segurança e defesa, economia de defesa, além de simulações e cenários. Entre 2013 e 2015 foi Professora de Economia Política da Defesa e Segurança no Colégio Internamericano de Defesa (CID-IADC Inter-American Defense College – Faculty Member), da Organização dos Estados Americanos (OEA – OAS Organization of American States).

A professora Sabrina  nos brindou com uma palestra onde abordou o panorama atual do poderio naval sul americano com destaque para a Marinha do Brasil, apresentando diversos cenários os quais demonstram a importância de uma visão estratégica. Enfatizou também a necessidade de se equalizar as prioridades no âmbito da defesa nacional, tendo em vista o grande desafio que a Marinha do Brasil, bem como as demais Forças Armadas enfrentam em face das suas necessidades não serem contempladas por adequada dotação orçamentária , o que por sua vez incorre nos GAPs tecnológicos que possuímos hoje.

Após esta palestra tivemos a apresentação do analista de projetos, Alencar Leal, que de maneira objetiva apresentou o projeto e interesses da SAAB Kockums em estabelecer uma ampla parceria com a Marinha do Brasil, a qual iria além de mera fornecedora de sistemas, acrescendo a função de  provedora de soluções e navios, afim de atender as necessidades brasileiras, não apenas com um produto, mas toda uma cadeia de suporte que vai do desenvolvimento à modernização, incluindo suporte logístico, reparos, e demais fases do ciclo de vida que envolve operação dos meios navais.

A SAAB-Kockums é uma das empresas que disputam o contrato para o desenvolvimento da nova classe de corvetas brasileiras, denominada "Classe Tamandaré", tendo já enviado à Marinha do Brasil sua proposta no âmbito do programa.

Durante o Media Briefing pudemos confirmar uma impressão que já tínhamos em relação aos suecos, que data dos tempos que antecediam a definição do Gripen E/F como futuro vetor da Força Aérea Brasileira. Os integrantes da SAAB Group veem o Brasil não apenas como um cliente, mas sim como um importante parceiro em sua estratégia de mercado, posição a qual pode representar um potencial ganho, não apenas com a aquisição de novos meios, mas também como uma oportunidade de crescimento em qualificação e tecnologia.

Há que se ter em  vista a disposição da Suécia em investir no Brasil, algo que não é de agora,constituindo uma realidade de longa data com a importante posição de outros grandes conglomerados no Brasil, como a gigante Volvo, Scânia e outras empresas daquele país, as quais possuem no Brasil um importante parque industrial, o qual poderá em breve somar um importante investimento no campo naval e de defesa.

Hoje a Marinha do Brasil enfrenta uma importante fase de reestruturação e modernização de seus meios, tendo em vista a obsolescência e a chegada ao fim do ciclo de vida de inúmeros meios da esquadra, como a urgente necessidade de aquisição de novas embarcações de Minagem e Varredura, uma vez que nos restam apenas duas embarcações do tipo aptas a realizar tal missão, porém, não se sabe até quando se poderá manter as mesmas operando, o que leva ao desafio de se realizar a aquisição de novas embarcações à fim de manter a doutrina e capacidade de se exercer esta importante missão.

A SAAB-Kockums possui em seu portfólio importantes soluções que podem atender de maneira eficiente nossas necessidades, e amanhã teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais das propostas suecas durante o congresso, onde o GBN News estará presente e irá trazer ao leitor uma visão abrangente e aprofundada dos pontos que serão abordados nos próximos dois dias.

GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger