segunda-feira, 26 de junho de 2017

Rússia alerta contra possível saída dos EUA do INF

Moscou responderá se os EUA se retirarem do Tratado de Forças Nucleares Intermediarias (INF), disse um senador russo depois que um relatório da mídia sobre a possível retirada de Washington do acordo de controle de armas nucleares INF.

"É um movimento bastante ridículo do ponto de vista da segurança dos aliados dos EUA e dos próprios EUA", disse Konstantin Kosachev, chefe da Câmara Alta do Comitê de Relações Internacionais. A declaração veio na sequência de um relatório publicado pelo Politico, que diz que "os principais falcões republicanos estão empolgados em influenciar o Presidente Donald Trump a tomar medidas para desenvolver novos mísseis balísticos intermediários", que seriam "os primeiros passos para descartar o que é conhecido como o tratado INF. "

Kosachev disse que as contra medidas russas "sem dúvida" seguiriam a decisão, acrescentando que os mísseis russos de médio alcance localizados na parte européia da Rússia se tornariam "estratégicos do ponto de vista dos europeus".

Enquanto isso, as forças nucleares estratégicas russas continuariam a ser um fator que afeta a própria segurança estratégica americana, acrescentou Kosachev. 

A declaração de Kosachev foi apoiada pelo presidente do comitê de defesa, Viktor Ozerov.


Ozerov, chefe do Comitê de Defesa e Segurança da Assembléia Federal Russa, disse que a Rússia acompanhará de perto a atividade do Congresso dos EUA nesta matéria.

"Não fecharemos os olhos e retaliaremos se a retirada ocorrer e levar a um acúmulo de armas, com uma nova implantação de mísseis na Europa" , disse Ozerov, acrescentando que a Rússia cumpriu todas as suas obrigações de destruir seus mísseis de médio alcance e longo alcance, monitorados pelo lado americano.

Kosachev também enfatizou que a ideia de se retirar do acordo de controle de armas nucleares levaria ao desmantelamento do quadro legal de controle de armas, bem como a uma "escalada na corrida armamentista, onde não pode haver vencedores". No entanto, o Pentágono , O Departamento de Estado e o Conselho de Segurança Nacional dos EUA até agora não apoiaram esta iniciativa, acrescentou o senador.

Anteriormente, Washington acusou a Rússia de violar o tratado INF, mas não forneceu provas conclusivas, disse Kosachev.

Washington e Moscou têm realizado acusações de violações do Tratado INF há anos. Moscou diz que o programa de drones dos EUA, usa os mísseis como alvo para testar a tecnologia ABM e a colocação de um sistema de lançamento vertical naval como parte do escudo AEGIS Ashore no Leste Europeu são uma clara violação do INF.

"Se o barulho atual causado sobre a retirada do tratado é causado pelo desejo de libertar as mãos para continuar esta prática de implantação de mísseis dos EUA na Europa, esta com certeza não é a melhor maneira para a administração Trump", disse Kosachev.

Ele acrescentou que isso levará a ameaças crescentes para todos, especialmente para a própria América.

"Ele também atingirá seus aliados europeus da mesma forma que a recente iniciativa do Senado para estender as sanções americanas às empresas energéticas europeias", disse o senador, referindo-se à recente rodada de sanções contra a Rússia que envolveria multas às empresas da UE que contribuíram Para projetos conjuntos de dutos russos.


O Tratado de Forças Nucleares Intermediarias foi assinado pelos líderes dos EUA e da União Soviética em 1987. E proíbe a posse de mísseis balísticos e de cruzeiro lançados no solo e por sistemas convencionais com alcance intermediários entre 500 e 5.500 km.

GBN seu canal de informação e notícias
com agências
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger