quarta-feira, 11 de março de 2015

Paquistão testa míssil balístico com capacidade nuclear


O Paquistão testou um míssil balístico com capacidade nuclear na segunda-feira (9), segundo militares, menos de uma semana após as primeiras conversações de alto nível com a arqui-rival Índia.

Os militares disseram que o míssil Shaheen III possui um alcance de 2.750 km (1.700 milhas) e pode transportar ogivas nucleares e convencionais.

"O lançamento de teste, com o seu ponto de impacto no Mar da Arábia, foi destinado a validar vários design e parâmetros técnicos do sistema de armas na faixa máxima de operação", disse o militar em um comunicado.

Índia e Paquistão, que já travaram três guerras desde a independência da Grã-Bretanha em 1947, têm realizado rotineiramente testes com mísseis desde que ambos demonstraram capacidades nucleares em 1998.

O teste mais recente do Paquistão veio no mês passado, com o lançamento de um míssil de cruzeiro capaz de voar baixo rente ao solo e que pode transportar uma ogiva nuclear.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros indiano Subrahmanyam Jaishankar visitou Islamabad na semana passada para conversações com o seu homólogo paquistanês.

Foi o primeiro diálogo de alto nível entre os rivais nucleares desde que os seus primeiros-ministros se encontraram em Nova Delhi em maio do ano passado.

As relações entre os dois países, sempre tumultuadas, azedou ainda mais em agosto passado em meio a um aumento dos confrontos ao longo de suas fronteiras e a linha sobre a região separatista da Caxemira.

Fonte: GBN com agências de notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger