quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Presidentes da Rússia e Irã vão discutir sobre S-300 nesta sexta.

 
 
A Rússia espera resolver o litígio com o Irã sobre o revés envolvendo o fornecimento do sistema de defesa antiaérea S-300. A reunião ocorrerá na próxima sexta-feira (13) entre o presidente Vladimir Putin, e seu colega iraniano, Hassan Rouhani, segundo informado.

Os presidentes devem se reunir à margem de uma próxima cúpula da Organização de Cooperação de Xangai no Quirguistão.

"Estou certo de que vários aspectos da cooperação técnico-militar serão amplamente discutidos durante a reunião", disse Yury Ushakov.

"Fizemos nossa proposta e estamos esperando que esse problema seja resolvido", disse Ushakov, sem especificar os detalhes da oferta russa para a República Islâmica.

Moscou suspendeu o contrato original do S-300 em 2010 sob o então presidente Dmitry Medvedev, depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução proibindo certas exportações de armas para o Irã. O revés rendeu um processo de 4 bilhões movido pelo governo de Teerã contra a exportadora de armas estatal russa, Rosoboronexport, em um tribunal de Genebra.

Fontes militares disseram a RIA Novosti que a Rússia vem tentando convencer o Irã a desistir do processo e vê isso como um pré-requisito necessário para qualquer novo contrato envolvendo o S-300 ou algum outro sistema de defesa como o Tor ou Pantsir. As fontes pediram para não ser identificadas porque não estão autorizados a falar publicamente sobre o tema.

O Irã em Junho rejeitou a proposta da Rússia para substituir o S-300 pelo sistema de defesa aérea Tor-M1E, dizendo que o Tor não pode ser integrado á rede de defesa aérea do país.

Ushakov disse que também se espera que os líderes russos e iranianos tratem do comércio bilateral, em geral, uma vez que este sofreu um impacto substancial devido as sanções impostas pelos EUA e UE contra Teerã devido a controvérsia sobre seu programa nuclear.

"As sanções dos EUA e UE, levaram à redução do comércio russo-iraniano de 37,9% em 2012, as exportações russas para o Irã caíram 44,1%, somando umprejuízo de aproximadamente 1,9 bilhões", disse um funcionário do Kremlin.

Fonte: GBN GeoPolítica Brasil com informações da Ria Novosti
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger