quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Questões sobre o Afeganistão


A Guerra do Afeganistão é um tema bastante abordado hoje na mídia, seja pelo aumento do envio de tropas pelos EUA e seus aliados, seja pelo aumento da resistência Talibã. Mas diante disso tudo, podemos nos fazer uma pergunta: Qual será o resultado desta campanha que esta custando bilhões de dólares e ceifando muitas vidas?

Não sou nenhum especialista naquela região, e mesmo não sendo, mas lendo um pouco sobre o histórico daquela região, podemos claramente antever que tais investimentos militares no intuito de estabilizar tal nação são em vão.

No final da década de 80, os soviéticos invadiram e ocuparam aquela nação, a princípio tudo pareceu estar dominado e controlado, mas passado alguns meses a resistência afegã se mostrou muito forte. Vale lembrar que naquele tempo a URSS deslocou grande parte de seus recursos com o intuito de estabilizar a região, o que só consumiu seus recursos, desgastou suas tropas e devastou sua economia, contribuindo para que a URSS dobrasse os joelhos e deixasse de existir no princípio dos anos 90.

Hoje tal ocupação dos EUA e seus aliados estão repetindo os mesmos erros dos soviéticos, e ainda mais graves, pois os soviéticos não apenas ocuparam e tentaram estabelecer um governo local, mas investiram pesado em infra-estrutura, coisa que os aliados hoje tem deixado muito a desejar naquela nação. Lembrando ainda que toda ocupação que se dá por um tempo prolongado é ruim, pois é combustível para o levante de opositores e deixa dúvidas a respeito da legitimidade de tal ocupação.

Hoje vemos o governo Obama enviar mais 30 mil soldados, e arrastar seus aliados para um aumento de tropas naquela região inóspita e dificil de se manter sob controle. É assim desde os tempos antigos, onde dificilmente se conseguiu dominar tal território devido a seu relevo montanhoso e ao seu povo que não aceita ser dominado.

Obama anunciou que até 2013 irá retirar as tropas do Afeganistão, deixando uma força nacional afegã capacitada e equipada para manter a sua política. Mas eu me faço a pergunta que acredito que muitos se fazem: Será que assim que os EUA e os aliados deixarem o Afeganistão, tudo não voltará a ser como antes naquele país?

Realmente é uma pergunta difícil de ter uma resposta concreta, mas de acordo com o que se passa naquela região eu acredito que todo os esforços que estão desenvolvendo hoje serão em vão, muitos bilhões desperdiçados, muitas vidas ceifadas e qual a resultado? Nenhum, apenas mais um poço de lama que as mentes de nossos governantes arrastam a humanidade.

Autor: Angelo D. Nicolaci
editor
GeoPolítica Brasil
Share this article :

1 comentários:

  1. Bom texto, Angelo.

    pra ajudar na reflexão, deixo duas questões:

    Vc diz: "Será que assim que os EUA e os aliados deixarem o Afeganistão, tudo não voltará como antes naquele país?"

    Eu responderia como uma outra pergunta: A presença dos EUA e dos alidos mudaram alguma coisa naquele país? Exceto, é claro, os números de mortos etc.

    E a outra questão: o problema está realmente no Afeganistão?

    Ou ainda: qual é o problema? Por que lutam no Afeganistão?

    Caçar o Bin Laden todos dizem. Mas o que faz surgirem "Bin Ladens"?

    Enfim...a digressão poderia continuar.

    Ao meu ver, uma coisa parece bem clara: Afeganistão e Iraque são duas guerras impossíveis dos EUA vencerem do jeito que a coisa está. Pois não se vence uma guerra se não se sabe contra quem se está lutando.

    O melhor seria o Obama retirar as tropas, como está planejando, e procurar uma outra solução para este problema, pois não é um problema cuja solução possa se dar no campo militar. Isso parece estar claro para o Obama e os aliados.

    abração

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger