quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

América Latina terá recuperação rápida, liderada pelo Brasil


A recuperação econômica na América Latina será mais rápida que o previsto, anunciou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que antecipou para 2010 uma expansão regional de 4,1%, liderada pelo Brasil.

"A recuperação das economias da América Latina e do Caribe da crise internacional será mais rápida que o previsto há alguns meses", afirmou a Cepal, organismo subordinado à ONU, ao entregar em Santiago seu balanço anual das economias latino-americanas.

"O pior da crise ficou para trás", afirmou a secretária-geral do organismo, a mexicana Alicia Bárcena.

"Os motores do crescimento se acenderam novamente, mas não sabemos até quando o combustível vai durar", acrescentou, ao apresentar o relatório em entrevista à imprensa.

A Cepal disse que "ainda há dúvidas sobre se esta retomda vai ser duradoura", devido ao fato de o cenário externo gerar incerteza e poder afetar as expectativas de crescimento da região.

O Brasil, a maior economia da região, liderará o crescimento regional no próximo ano, com uma expansão de 5,5% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2010, seguido do Peru e Uruguai (5,0%) e Bolívia, Chile e Panamá (4,5%).

A Argentina se expandirá 4,0%, enquanto que o México registrará 3,5%, como a Costa Rica e República Dominicana.

Segundo a Cepal, a região vai se recuperar da crise mais rápido do que o previsto

"O pior da crise ficou para trás. Os motores do crescimento já voltaram a funcionar, mas não se sabe quanto vai durar o combustível", diz a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger