O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, visitou no dia 21 de outubro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sérgio Vieira de Mello, localizado na Vila Militar, no Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo conhecer e acompanhar in loco as atividades do Estágio de Preparação para Missões de Paz e fortalecer as ações do Grupo de Trabalho Interministerial voltadas à ampliação da presença de policiais brasileiros em missões sob a égide das Nações Unidas.
O secretário foi recebido pelo comandante do CCOPAB, coronel de Infantaria Adenir Fernandes Nogueira, que apresentou as instalações, os instrutores e o corpo técnico da instituição, destacando o papel central do centro na capacitação de militares e civis para o desempenho de funções em ambientes de conflito e missões humanitárias. Durante a visita, Sarrubbo teve a oportunidade de conhecer em detalhes a estrutura pedagógica e tecnológica do centro, além de assistir a duas apresentações, houve uma série de demonstrações práticas e simulações realistas que reproduzem cenários típicos de operações de paz.
Impressionado com o nível de excelência e a infraestrutura do CCOPAB, o secretário elogiou o trabalho conduzido pela equipe sob o comando do Coronel Adenir. “Fiquei muito impressionado com a estrutura, com o alto nível de profissionalismo e com o compromisso que se percebe em cada integrante desta instituição. O CCOPAB é um orgulho para o Brasil e demonstra o quanto nossas forças estão preparadas para atuar de forma exemplar em ambientes complexos, sempre sob os princípios da paz e da cooperação internacional”, afirmou Sarrubbo.
O secretário destacou ainda a importância da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Defesa (MD) e o Exército Brasileiro, por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM), no fortalecimento da participação brasileira em missões da ONU. “Estamos estreitando relações e aperfeiçoando este projeto, que é muito importante para as nossas forças, pela experiência que se ganha nessas missões de paz no exterior. Isso demonstra que o Brasil continua sendo um país de relações internacionais, que trabalha com a lógica da cooperação internacional, no contexto em que essa fraternidade entre os países se torna cada vez mais necessária”, completou.
Atualmente, dois policiais brasileiros integram a Missão de Assistência Transitória das Nações Unidas na Somália (UNTMIS), que sucedeu a Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM). Outros 72 profissionais foram aprovados na Avaliação para Missão a Serviço (AMS), exame aplicado pela ONU que habilita agentes para atuação em operações de paz. Dentre os aprovados estão 12 policiais rodoviários federais, 12 policiais civis, sendo quatro do Ceará (CE), quatro de São Paulo (SP) e quatro de Mato Grosso do Sul (MS) e outros 48 policiais militares de diversas unidades da federação, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo.
O Estágio de Preparação para Missões de Paz, conta atualmente com 39 participantes, sendo 26 militares das Forças Armadas, cinco policiais militares, dois policiais rodoviários federais e seis estrangeiros, provenientes do Reino Unido e do Peru. O curso prepara os participantes para atuar em contextos de instabilidade, com ênfase na proteção de civis, na cooperação internacional e no respeito aos direitos humanos.
Criado em 2010 a partir do antigo Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz) do Exército Brasileiro, o CCOPAB homenageia o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em missão no Iraque em 2003. Reconhecido internacionalmente, o centro tem se consolidado como referência global na formação de militares e civis para missões de paz e operações humanitárias. Além de treinar brasileiros, o CCOPAB recebe regularmente participantes de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Canadá e Reino Unido, consolidando-se como um polo de intercâmbio e de difusão de boas práticas operacionais.
Além dos cursos e estágios voltados para o público militar, o centro oferece também capacitações voltadas ao público civil, como o Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito, o Curso de Proteção de Civis dentre outros. Essas iniciativas ampliam o alcance da formação oferecida pelo CCOPAB e reforçam o papel do Brasil como promotor da paz e da cooperação internacional.
A visita contou com a presença de autoridades civis e militares, instrutores do CCOPAB e representantes de organismos internacionais. O editor do GBN Defense, Angelo Nicolaci, também acompanhou a visita, destacando a relevância do centro como ferramenta estratégica de projeção do Brasil no cenário internacional e como exemplo de excelência na formação de contingentes e especialistas para missões de paz.
Segundo Nicolaci, “o CCOPAB é uma vitrine do profissionalismo das Forças Armadas e das instituições brasileiras. Sua atuação demonstra a capacidade e a seriedade do Brasil em contribuir com a ONU e com a estabilidade global, reforçando nosso papel como nação comprometida com a paz e a diplomacia multilateral.”
GBN Defense - A informação começa aqui










.jpg)


0 comentários:
Postar um comentário