O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1 "Guerreiro") alcançou a notável marca de 10.000 horas de voo com seus SH-16 "Seahawk" (Sikorsky S-70B) durante uma missão noturna de adestramento, com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN) a bordo do "Guerreiro 36" (N-3036).
Em 2008, a Marinha do Brasil adquiriu quatro exemplares do Sikorsky S-70B Seahawk, aos quais foram adicionados outros dois exemplares em 2011, totalizando seis Seahawks na Aviação Naval brasileira, designados SH-16 e incorporados ao EsqdHS-1 "Guerreiro", onde substituíram os veneráveis SH-3A/B Sea King. Sendo oficialmente introduzido em 23 de agosto de 2012, coincidindo com as celebrações do 96º aniversário da Aviação Naval e marcando o último voo do Sea King da Marinha do Brasil.
Em 27 de janeiro de 2014, durante a ASPIRANTEX/2014, o SH-16 Seahawk N-3035, operando a partir do NDCC Almirante Saboia (G 25), acumulou suas primeiras 1.000 horas de voo, e em 28 de abril de 2015, os Seahawks do EsqdHS-1 "Guerreiro", já alcançavam um total de 2.000 horas de voo, com o SH-16 Seahawk N-3032 realizando uma missão antissubmarino para avaliar a eficácia do sonar HELRAS. O exercício ocorreu ao sul de Cabo Frio e incluiu a participação do Submarino Tapajó (S 33).
Ao longo dessas 10.000 horas de voo com o Seahawk, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) executou mais de 1.900 pousos a bordo, dos quais mais de 200 foram conduzidos durante operações noturnas, empregando Óculos de Visão Noturna (OVN). Além disso, foram realizadas mais de 500 horas de voo com o auxílio de OVN e quase 600 horas de missões antissubmarino (ASW). Durante esse período, ocorreram nove lançamentos reais do míssil ar-superfície Penguin, dois lançamentos de torpedos Mk-46 com cabeça de exercício, lançamento de contramedidas Chaff e Flare, além do emprego da metralhadora lateral MAG calibre 7,62 mm. O Seahawk também realizou diversas missões reais de resgate, salvando vidas no mar, sendo detentor de um histórico exemplar de disponibilidade e versatilidade.
Diante desta importante marca de 10 mil horas de muito trabalho em prol da defesa de nossa Amazônia Azul e na salvaguarda da vida no mar, nós do Brasil Defesa e GBN Defense, congratulamos a todos aviadores navais e militares do EsqdHS-1 que operam esta fabulosa aeronave, um Bravo-Zulu a todos nossos "Guerreiros" de ontem e de hoje por esta importante marca.
Imagens Angelo Nicolaci
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