sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Schiebel Camcopter S-100 se destaca nos principais exercícios da OTAN

 

A Schiebel participou ativamente de dois eventos notáveis, o REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping using Maritime Uncrewed Systems) e o Dynamic Messenger 2023, realizados em Portugal. Em colaboração com diversos parceiros, a Schiebel conduziu uma série de voos com o Camcopter S-100, destacando suas soluções inovadoras para implantação de sonobóias em operações de Guerra Anti-Submarino (ASW), batimetria para Avaliação Ambiental Rápida (REA), Medidas Contra Minas (MCM), bem como a implementação de Veículos Subaquáticos Autônomos (AUV) e dispositivos de flutuação de perfil.

No cenário atual de defesa naval, as soluções não tripuladas para ASW, MCM, REA e Operações de Segurança Marítima (MSO) estão ganhando crescente importância e aplicabilidade. Durante o mês de um grande exercício da NATO, a Schiebel demonstrou com sucesso a versatilidade de seu Camcopter S-100, equipado com uma variedade de sensores e cargas úteis, demonstrando a capacidade de reconfigurá-lo entre diferentes missões, realizando assim uma variedade de operações.

No evento REPMUS do ano anterior, a Schiebel e a Thales demonstraram a transmissão de dados de sonobóias. Neste ano, o Camcopter S-100 impressionou ao implantar com sucesso sonobóias padrão de tamanho G da OTAN por meio de seu dispensador de sonobóias. A combinação desses recursos possibilita que o Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) Schiebel ofereça uma solução completa para ASW.

No âmbito das operações MCM, o Camcopter S-100 demonstrou com êxito a utilização do VQ-840-G LiDAR da empresa austríaca RIEGL, em colaboração com a Thales. Através da arquitetura aberta do Thales MCM Mission Management System (M-CUBE), que permite a rápida integração de sensores de terceiros, o Camcopter S-100 alcançou uma capacidade completa de caça às minas MCM aerotransportadas, com uma impressionante taxa de 100% de detecção de minas.

A Schiebel também desempenhou um papel fundamental no apoio a missões de Avaliação Ambiental Rápida (REA), utilizando o gancho de carga comprovado do S-100 para implantar o Yuco AUV da empresa francesa Seaber, bem como o flutuador de perfil APEX da Teledyne, resultando na criação de um quadro situacional topobatimétrico. Além disso, o sistema de mapeamento multifeixe aéreo Rapid Airborne Multibeam Mapping System (RAMMS) da empresa norte-americana Areté contribuiu significativamente para a produção do produto topobatimétrico, cobrindo eficazmente a zona de arrebentação, que não poderia ser acessada com segurança por recursos de superfície.

A integração entre veículos não tripulados (U-UT) foi evidenciada durante o exercício da OTAN, com o S-100 transmitindo dados do planador SEAEXPLORER da ALSEAMAR para um Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS), validando a capacidade do veículo subaquático de operar em um ambiente negado por satélite.

Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel, expressou sua satisfação com a participação da empresa nos exercícios da OTAN, destacando que o S-100 mais uma vez demonstrou ser um recurso não tripulado fundamental no apoio às soluções mais recentes em defesa marítima, como ASW e MCM, oferecendo capacidades altamente procuradas.

Os parceiros da Schiebel incluíram Areté, Thales, Seaber (Yuco), Teledyne (APEX), ALSEAMAR (SEAEXPLORER), RIEGL e Fugro. Vale mencionar que o envolvimento do S-100 nos exercícios contou com o patrocínio da Marinha Real do Reino Unido e do Escritório de Pesquisa Naval dos EUA, enquanto o REPMUS e o Dynamic Messenger foram hospedados pela Marinha Portuguesa.


GBN Defense

com agências de notícias

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