quinta-feira, 30 de março de 2023

Míssil de defesa aérea Aster 30 disparado com sucesso da fragata FREMM DA

 


Na quarta-feira, 22 de março de 2023, a fragata multimissão Lorraine da Marinha Francesa aprimorada com capacidades de defesa aérea (FREMM DA) disparou com sucesso o míssil de defesa aérea Aster 30.

Esse tipo de disparo contra alvos representativos de ameaças atuais treina as tripulações para lidar com os cenários de alta intensidade que os encouraçados da Marinha provavelmente encontrarão durante as operações. Nesse caso, a tarefa era neutralizar uma ameaça aérea com trajetória complexa, em um cenário de escolta envolvendo um navio valioso sob ameaça de ataque de míssil.

Os mísseis Aster, que vêm em duas versões (Aster 15 com alcance de aproximadamente 30 km e Aster 30 com alcance de aproximadamente 100 km), são transportados por fragatas multimissão, fragatas de defesa aérea e pelo porta-aviões Charles de Gaulle . Também serão transportados pelas novas fragatas de defesa e intervenção. Os mísseis foram projetados especificamente para destruir aeronaves e mísseis de ataque.

Essa forma de treinamento contra ameaças de alto nível ajuda a consolidar o know-how exigido de uma Marinha de combate. Disparar munições complexas faz parte do espírito POLARIS e reflete o compromisso do Chefe do Estado-Maior da Marinha (CEMM) em tornar a guerra naval o foco principal de todas as atividades da Marinha.

As muitas lições táticas e técnicas aprendidas com esse disparo ajudarão a desenvolver as capacidades de combate da Marinha Francesa.

Embora o sistema de armas Aster 30 já tenha sido validado para a FREMM DA (após o disparo Aster 30 da Alsácia em 17 de novembro de 2021), este recente disparo de munições complexas ajuda a confirmar as capacidades militares do Lorraine com vista à sua entrada em serviço ativo.

A reação da tripulação da FREMM DA, que desconhecia os detalhes da trajetória do míssil, foi extremamente eficaz. Este treinamento destaca o realismo exigido no treinamento naval francês desde a POLARIS.

Disparos deste tipo são impossíveis sem o apoio e experiência da Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA): DGA Maîtrise de l'information (preparação para disparo) e DGA Essais de mísseis – local de lançamento de Ile du Levant (implementação do alvo e segurança do disparo faixa).


Fonte MBDA

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger