terça-feira, 14 de março de 2023

Austrália, Reino Unido e EUA fazem anúncio conjunto sobre os submarinos SSN-AUKUS


A China vem se tornando cada vez mais assertiva e agressiva em sua política expansionista, e a região dos Oceanos Índico e Pacífico, frequentemente chamada de Indo-Pacífico, vem sendo um foco especialmente importante, já que a China depende fortemente destes oceanos para seu comércio internacional. Estima-se que o valor anual de bens e serviços que passam pelo Mar do Sul da China é de mais de 3,4 trilhões de dólares, o que pode representar mais de 20% do comércio mundial.


Vários países da região vêm se preocupando com esta expansão, como a Austrália. Em 2021, A Austrália, o Reino Unido e os EUA assinaram um acordo, formando a Aliança AUKUS, que inclui os três países, e cujo foco principal é aumentar a já considerável cooperação político-militar entre eles, com um foco especial no Indo-Pacífico.


Um dos primeiros resultados práticos do AUKUS foi o cancelamento, pela Austrália, dos acordos de desenvolvimento de submarinos junto à França, conforme explicamos neste artigo. Logo na sequência, a AUKUS começou a trabalhar para definir quais submarinos a Austrália utilizaria em lugar dos franceses.


No dia de ontem, 13/03/2023, houve anúncios conjuntos da solução:


O valor total do negócio envolvendo os submarinos pode passar de 200 bilhões de dólares americanos, o que mostra o quão ambiciosos são os planos da AUKUS.


Resta saber se os governos nos 3 países manterão o proposto!

Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui!

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger