segunda-feira, 3 de julho de 2017

Navio de guerra dos EUA se aproxima de ilha disputada no Mar do Sul da China

Um navio de guerra norte-americano se aproximou no domingo de uma ilha no Mar do Sul da China alvo de disputa entre China, Taiwan e Vietnã, em uma operação que tem como objetivo desafiar as reivindicações concorrentes de todas as três nações, disse uma autoridade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
O USS Stethem, um destróier de mísseis guiados, navegou a 12 milhas náuticas da ilha Triton, que faz parte das ilhas Paracel no Mar do Sul da China, disse a autoridade.
A operação foi relatada inicialmente pela Fox News, no domingo.
Essa foi a segunda "operação de liberdade de navegação" conduzida durante o governo do presidente Donald Trump, após um teste feito no final de maio no qual um navio de guerra norte-americano navegou a 12 milhas náuticas de uma ilha artificial chinesa no Mar do Sul da China.
O Ministério de Relações Exteriores da China disse em comunicado que o navio dos Estados Unidos fez uma entrada não autorizada nas águas territoriais chinesas.

A operação foi uma "séria provocação política e militar" disse o comunicado, emitido na noite de domingo, citando o porta-voz do Ministério, Lu Kang, acrescentando que a China enviou navios de batalha e aviões de caça para advertir o Stethem.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger