terça-feira, 3 de setembro de 2013

Governo sírio pede para que ONU impeça ataque estrangeiro no país

 
O governo da Síria pediu que a ONU assuma sua responsabilidade para impedir um ataque estrangeiro no país e impulsione uma solução política ao conflito, informou a agência oficial de notícias local "Sana".
 
Segundo o representante de Damasco nas Nações Unidas, Bashar Jafari, a Síria enviou duas cartas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e à presidente de turno do Conselho de Segurança, a embaixadora argentina María Cristina Perceval, para tentar evitar uma possível intervenção militar no país
 
O governo sírio também pediu que o Conselho de Segurança mantenha seu "papel de fiador da segurança para evitar o uso absurdo da força fora do marco da legitimidade internacional".
 
O presidente americano, Barack Obama, optou no sábado por atacar a Síria para castigar o regime, acusado de ter empregado armas químicas contra a população civil, mas a decisão deverá ser aprovada pelo Congresso.
 
Jafari voltou a negar o uso de armamento químico contra a população por parte do regime e lembrou que há um ano o governo alertou que este tipo de ataque seria feito pelos grupos rebeldes.
 
"As atividades desses grupos coincidem com uma campanha política, diplomática e midiática dirigida por alguns países que são diretamente responsáveis pelo derramamento de sangue na Síria e impediram uma solução pacífica acusando o governo sírio de usar armas químicas", acrescentou o embaixador.
 
Além disso, ressaltou que as autoridades permitiram a entrada na Síria de uma missão de inspetores da ONU, que saiu do país no sábado passado e que ainda não apresentou os resultados das provas coletadas.
 
Os investigadores visitaram na semana passada vários pontos dos arredores de Damasco onde a oposição denunciou a morte em 21 de agosto de mais de mil pessoas por um suposto ataque químico do regime.
 
Jafari acusou o secretário de Estado americano, John Kerry, de ter divulgado evidências "completamente falsas" de que o regime empregou gás sarin com o objetivo de justificar uma intervenção militar na Síria sem o aval das Nações Unidas.
 
"Kerry adotou as velhas histórias fabricadas pelos terroristas há mais de uma semana", disse o representante de Damasco
 
Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger