quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Guarani", o VBTP-MR brasileiro de nova geração


Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense
A Iveco esta concluindo os trabalhos de avaliação do novo VBTP-MR “Guarani”, segundo informações fornecidas ao GBN GeoPolítica Brasil, A Iveco entregou cinco novos exemplares de série do primeiro lote em 6 de dezembro, Esta entrega foi a primeira prevista pelo contrato de R$ 246 milhões assinado pela Iveco e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para aquisição de 86 unidades do "Guarani" até 2014.

As avaliações pelo CAEx seguem dentro do cronograma sem apresentar problemas. Até o mês de julho devem ser entregues mais 12 unidades, sendo a projeção de entrega para 49 unidades ao Exército Brasileiro até o final de 2013.

O projeto atingiu a fase de produção em série sem que houvesse a necessidade de modificações no projeto original, desde o primeiro protótipo do veículo apresentado na edição de 2011 da LAAD. O “Guarani” vem atender aos requerimentos do Exército Brasileiro para um novo blindado para transporte de pessoal médio sobre rodas, sendo um salto tecnológico em relação aos veículos que são operados hoje pelo exército e uma opção atraente ao mercado internacional, apresentando um grande potencial de exportação.

Basicamente desenvolvido em duas versões, o Guarani apresenta grande similaridade com outro projeto da Iveco, demonstrando a sua gênese e justificando a rapidez na concepção do projeto brasileiro.

O "Guarani" terá na primeira versão opção de ser equipado com uma torre automatizada 12.7mm (.50) REMAX produzida pela ARES ou um torreta manual Allan Platt MR-550 que pode ser equipada com armamento 7,62mm (.30) ou 12,7mm (.50) dependendo da escolha do operador.

A segunda versão será equipada com uma torre UT-30BR, desenvolvida pela Elbit/AEL, que possui um canhão de 30 mm, uma metralhadora coaxial de 7,62 mm e sensores ópticos para uso do comandante e artilheiro. A versão ainda será equipada com sistemas de defesa como o LWS que alerta a tripulação quando o veiculo estiver sendo iluminado por um designador laser.
Esta torre tem proteção blindada padrão STANAG 4569 nível 2, capaz de deter projéteis 7,62mm (.30), dependendo do teatro de operações pode receber proteção nível 4 e suportar projéteis de maiores calibres como 12,7mm (.50).
O “Guarani” irá substituir seus antecessores gradativamente, assumindo as missões antes cabíveis aos blindados “Urutu” e “Cascavel”, possuindo uma maior capacidade técnica em relação a estes e fornecendo tecnologia no estado da arte as tropas do Exército Brasileiro.
Há rumores não confirmados pela Iveco de uma possível versão do "Guarani" equipado com canhão de 90mm, porém nada foi confirmado além das duas versões base apresentadas ate o momento.

Dados Técnicos:
Velocidade máxima: 105 Km/h.
Alcance Maximo: 600 Km.
Motor: Motor Iveco FPT Industrial de 383hp movido a diesel.
Peso:17,5 Toneladas
Comprimento: 6,91 m.
Largura: 2,7 m
Altura: 2,3 m.
Tripulação: 3+8 soldados equipados.
Inclinação frontal: 60º
Inclinação lateral: 30º
Passagem de vau: Anfíbio.
Obstáculo vertical: 0,5 m
Trincheira: 1,3 m.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio, leste europeu e América Latina, especialista em assuntos de defesa e segurança.


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2 comentários:

  1. Ângelo, quero complementar as suas informações, a torreta da Elbit/Ael também terá a função antiaérea, ou seja, será um canhão de 30 mm de tiro direto para apoio da infantaria e será um canhão antiaéreo de 30 mmm contra helicópteros de ataque. No caso da torre da Remax, também será oferecida pela ARES um canhão de 30 mm mas, este, não terá a função antiaérea.O canhão que será utilizado no Guarani não será o de 90 mm e, sim, o de 105 mm. Isto fará que a Iveco faça o Guarani de 8 rodas para poder suportar o recuo do canhão. Abração.

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  2. Obrigado pelas informações Júlio C.S. essa informação da função antiaérea não tinha sido passada.

    Um grande abraço e continue conosco

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