quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Forças Armadas se preparam para adentrar a "Rocinha"


foto de nosso editor nas operações no Complexo do Alemão

Mais uma vez as Forças Armadas Brasileiras irão atuar no apoio à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro no combate ao narcotráfico, desta vez as operações terão como alvo pacificar a "Rocinha",  retomando a presença do Estado naquela comunidade.

Á exemplo das operações conduzidas a quase um ano nos complexos da Vila Cruzeiro e Alemão, seguidos pela retomada dos principais domínios do tráfico no Rio de Janeiro como o Morro da Mangueira, serão utilizados no apoio ás incursões blindados pertencentes ao Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, veículos blindados de transporte de tropas que já estão sendo uma imagem comum neste tipo de operações. Os CLAFS, M-113 e Piranha III já estou de prontidão para desempenhar o seu papel nesta nova missão.

Outro meio fundamental para orientação das equipes no solo serão os helicópteros Águia e Caveirão do Ar, respectivamente da Policia Civil e Polícia Militar. Tal apoio tem se mostrado eficiente no combate e captura dos traficantes.

Desta vez as operações não contarão com o apoio do Exército Brasileiro, que atualmente encontra-se engajado na manutenção da lei e ordem nos Complexos da Vila Cruzeiro e Alemão, onde tem mantido uma forte presença desde a retomada daquelas comunidades das mãos do "poder paralelo", como insiste em ser intitulado o narcotráfico pela grande mídia carioca.

As operações serão conduzidas a partir do 23º BPM no Leblon, sendo coordenada pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública. Após a retomada há planos para a instalação de três bases para policiamento na Rocinha, tendo como previsão para o fim do próximo mês a instalação da UPP da Rocinha, que contará com um contigente de 1.500 homens.

Fonte: GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger