quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ahmadinejad diz que Irã não precisa de arma nuclear para enfrentar EUA



O Irã não precisa da bomba atômica para enfrentar Washington e seus aliados, advertiu nesta terça-feira o presidente Mahmoud Ahmadinejad, às vésperas da publicação pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) de um relatório que deverá confirmar as suspeitas ocidentais sobre uma atividade nuclear militar iraniano.

"Os Estados Unidos, que possuem 5.000 bombas atômicas, nos acusam sem pudor de fabricar a bomba atômica, mas devem saber que para cortar a mão que estenderam sobre o mundo não vamos precisar da bomba atômica", disse Ahmadinejad, citado pela rede de TV estatal.

"Podemos alcançar nossos objetivos usando o pensamento, a cultura e a lógica", acrescentou o presidente iraniano durante uma cerimônia em Teerã, ao acusar os Estados Unidos de saquear as riquezas dos povos e de humilhá-los.

"Se os Estados Unidos querem fazer frente à nação iraniana, vão se arrepender com a nossa resposta" porque "nunca retrocederemos", acrescentou.

O chanceler iraniano, Ali Akbar Salehi, afirmou, durante coletiva de imprensa sobre o esperado relatório da AIEA, que o programa nuclear do país virou um problema político, mas que "não existe nenhuma prova séria de que o Irã esteja fabricando uma bomba nuclear".

Fontes diplomáticas ocidentais, o relatório deverá confirmar as suspeitas sobre as ambições militares do programa militar iraniano.

"O Ocidente e os Estados Unidos exercem uma pressão sobre o Irã sem argumentos sérios nem provas", acrescentou o chanceler ao final de um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Armênia, Edouard Nalbandian.

"Não paramos de repetir que não vamos fabricar armas nucleares. Nossa postura sempre foi utilizar nosso programa nuclear para objetivos que sejam pacíficos", disse Salehi.

RELATÓRIO DA AIEA

Diversos veículos de comunicação vêm adiantando, desde a semana passada, que o próximo relatório da AIEA sobre o Irã afirmará que o país está se preparando para produzir armas nucleares.

Na segunda-feira, o canal de televisão CNN informou citando como fontes diplomatas ocidentais que pediram anonimato que o texto da agência afirmará que o Irã conseguiu "dominar os passos críticos necessários para desenvolver e construir uma arma nuclear".

O documento informará que o programa nuclear iraniano é "mais ambicioso e estruturado" do que se acreditava, e que "está focalizado na construção e teste de uma arma nuclear que possa se acoplar a um míssil de longo alcance", destacaram os diplomatas citados pela TV norte-americana.

No entanto, não existem provas de que o Irã tenha tomado a decisão estratégica de começar a construir essa arma, ressaltaram.

O jornal "The Washington Post" informou na segunda-feira que o relatório deverá expressar a preocupação de que o Irã teria se beneficiado de assessoria estrangeira no desenvolvimento de tecnologias que podem ser usadas na produção de armas nucleares.

A AIEA deve apresentar na quarta-feira aos Estados-membros o relatório, um mês depois que os EUA acusaram o Irã de orquestrar um complô frustrado para atacar a Embaixada de Israel em Washington e assassinar o embaixador saudita, Adel al Jubeir.

Apesar do aumento da tensão entre ambos países, já que Teerã advertiu estar "preparada" para responder um possível ataque militar, o governo de Barack Obama reiterou que não tem intenção de atacar o país persa, com o qual os EUA cortaram suas relações diplomáticas em 1979.

Nesse sentido, a Casa Branca espera que o relatório da AIEA sirva para que outros países aumentem suas sanções contra o regime de Mahmoud Ahmadinejad.

Enquanto isso, o Irã continua rejeitando estas alegações e garante que as acusações sobre supostos aspectos militares de seu programa nuclear são manipuladas e falsas, por isso se nega a debater este assunto com a agência da ONU para a energia nuclear.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger