O governo iraquiano transferiu o valor referente ao primeiro pagamento de 18 caças F-16C, deixando o país mais próximo da independência na segurança de seu espaço aéreo, disse o Secretário de Imprensa do Pentágono, George Little.
“Estas aeronaves ajudarão a dar soberania ao Iraque para proteger seu próprio território e deter ou combater as ameaças regionais”, disse Little. As aeronaves de combate, acrescentou, “são também um símbolo do compromisso de uma parceria estratégica de longo prazo entre os Estados Unidos e o Iraque”.
Os caças são a variante 50/52 da aeronave – a atual versão da produção do Fighting Falcon F-16. A venda é avaliada em cerca de US$ 3 bilhões, informou Little.
Os Estados Unidos vendem produtos militares para o Iraque, acrescentou ele, “e dão total apoio aos esforços desse país para comprar equipamentos adequados às prioridades de suas finanças domésticas e de acordo com as leis e procedimentos de seu orçamento”.
Essas vendas militares estrangeiras serão o pilar de sustentação da cooperação futura e apoiam o desenvolvimento de uma relação de segurança cooperativa em longo prazo com o Iraque, disse Little.
“As vendas de equipamentos militares em todo o mundo, tal como essa compra dos caças F-16”, disse o secretário de imprensa, “fortalecem nossas relações diplomáticas e militares com nossos aliados e apoiam a indústria e a criação de empregos internos nos EUA”.
Fonte: Diálogo via Plano Brasil
0 comentários:
Postar um comentário