sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Aprovado Plano de Desativação do EE-11 URUTU MII do Exército Brasileiro

Após quase 50 anos operacionais com o Exército Brasileiro, as últimas Viaturas Blindadas de Transporte Pessoal (VBTP) EE-11 URUTU, um marco na indústria de defesa brasileira, concebida e fabricada pela extinta Engesa, com o intuito de suprir as necessidades brasileiras, serão desativadas. 

A VBTP EE-11 URUTU obteve grande sucesso no mercado internacional de defesa, devido à sua robustez e versatilidade, foi exportada para países como Bolívia, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Iraque, Líbia, Marrocos, Uruguai e Venezuela. Durante um período de mais de uma década, aproximadamente 1.500 unidades foram fabricadas, e apesar da idade avançada do projeto, ainda é possível encontrar muitos em operação fora do Brasil.



A VBTP EE-11 URUTU MII, uma das versões mais antigas deste veículo, passou por um recente processo de desativação. A decisão foi embasada na Portaria – EME/C Ex Nr 851, datada de 19 de setembro de 2022, que determinou a retirada de 129 unidades das 134 originalmente em operação. Essa medida visa a redução de gastos associados à manutenção de uma frota obsoleta e a modernização da capacidade operacional das Forças Terrestres, graças à incorporação das mais avançadas VBTP-MSR 6×6 GUARANI.

A responsabilidade pela execução do Plano de Desativação recai sobre diversos órgãos e unidades militares, incluindo os Comandos Militares de Área (C Mil A), as Regiões Militares (RM), os Grupamentos Logísticos (Gpt Log), as Organizações Militares (OM) que eram proprietárias das viaturas, bem como as OM de Logística, como Arsenais de Guerra, Parques Regionais de Manutenção, Batalhões de Manutenção e Batalhões Logísticos. O cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Estado-Maior do Exército (EME), Comando Logístico (COLOG) e Chefia de Material é fundamental para a eficiente desativação e substituição dessas viaturas, garantindo a continuidade da capacidade operacional das Forças Armadas brasileiras.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger