sábado, 1 de outubro de 2016

Navio da Marinha do Brasil socorre tripulante de navio mercante durante operações no Líbano

Na tarde do dia 28 de setembro de 2016, a Fragata “Liberal”, capitânia da Força Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL, empregando sua aeronave AH-11A, Super Lynx, realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante de navio mercante, na costa do Líbano.

A Marinha libanesa, após receber pedido de socorro do Navio Mercante (NM) “Silent”, de bandeira maltesa, que se encontrava a cerca de trinta milhas de Beirute, solicitou apoio da FTM para evacuar um tripulante acometido de fortes dores no peito, com suspeita de problema cardíaco.

O Comando da FTM autorizou o apoio e designou a “Liberal”, então em patrulha nas proximidades, para cumprir a tarefa. Cerca de quarenta minutos após receber a ordem, a aeronave orgânica do Navio já estava no ar, dirigindo-se para o NM, com uma equipe médica a bordo. O tripulante foi removido por meio do guincho de resgate do helicóptero e transportado para o Hospital “Saint George”, no centro de Beirute.



As ações se desenvolveram de forma expedita e segura, confirmando o profissionalismo e elevado grau de adestramento das tripulações do Navio e da aeronave. A chegada do paciente ao hospital, em pouco mais de uma hora após a operação ser aprovada, contribuiu para elevar suas chances de plena recuperação. 

Força Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL


A FTM, estabelecida em 2006, tem seu comando exercido por um almirante brasileiro desde fevereiro de 2011 e, a partir de novembro daquele mesmo ano, passou a contar permanentemente com navios da Marinha do Brasil na função de capitânia. Embora as tarefas principais da Força Tarefa sejam assistir o governo do Líbano na prevenção da entrada ilegal de armas e apoiar o adestramento da Marinha daquele país, a presença contínua dos seus navios, nas águas libanesas e ao seu redor, também contribui para ações de salvaguarda da vida humana no mar, como demonstrado por este exitoso episódio.



Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger