domingo, 30 de outubro de 2016

Forças iraquianas se aproximam de Mosul pelo sul

Tropas iraquianas e forças de segurança avançavam rumo a Mosul pelo sul e sudeste da cidade neste domingo, disseram autoridades iraquianas, com o apoio pelo ar e no terreno de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos em sua tentativa de atacar o reduto do grupo militante Estado Islâmico.
Um comunicado das Forças Armadas disse que a nona divisão blindada do Exército assumiu o controle da vila de Ali Rash, cerca de 7 km a sudeste de Mosul, e ergueu uma bandeira do Iraque.
Mais ao sul, uma autoridade disse que as forças de segurança do Ministério do Interior estavam avançando a partir da cidade de Al-Shura, reconquistada das mãos do Estado Islâmico no sábado, ao longo do vale do rio Tigre em direção a Mosul.
O oficial disse que as tropas estavam a caminho de Hammam al-Alil, na metade da distância entre Al-Shura e Mosul, e a última grande cidade antes da própria Mosul, que é a segunda maior cidade do Iraque.
O Exército e as forças de segurança fazem parte de uma força maior, que também inclui combatentes curdos peshmergas e milícias xiitas, que busca cercar Mosul e sitiar os combatentes do Estado Islâmico dentro da maior cidade de seu autodeclarado califado no Iraque e na Síria.

A perda de Mosul representaria a derrota efetiva do Estado Islâmico no Iraque, mas a batalha propriamente dita pode se tornar a maior em mais de uma década de instabilidade desde a invasão liderada pelos EUA em 2003 que derrubou o então presidente Saddam Hussein.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger