sábado, 7 de maio de 2016

Manifestação recorde em Varsóvia reúne 240 mil contra o governo

Uma das maiores manifestações organizadas na Polônia desde a queda do comunismo reuniu, neste sábado (7), mais de 240 mil pessoas em Varsóvia, "para preservar o lugar da Polônia na Europa", ameaçado, segundo os manifestantes, pela política dos conservadores no poder.

Organizada sob o lema "Somos e permaneceremos na Europa" e convocada pelo Comitê de Defesa da Democracia KOD, uma iniciativa cívica, a manifestação ocorreu pacificamente sob um sol de verão.
Embora defenda sua ligação com a União Europeia, fonte de substanciais subsídios desde a adesão da Polônia em 2004, o governo do partido do Direito e da Justiça (PiS), da primeira-ministra Beata Szydlo, tem recebido muitas críticas das instituições europeias por causa de suas reformas controversas, incluindo as relacionadas ao Tribunal Constitucional e aos meios de comunicação.
A Comissão Europeia iniciou contra Varsóvia um procedimento sem precedentes para verificar o estado de direito na Polônia, enquanto a Comissão de Veneza, órgão consultivo do Conselho da Europa, exigiu das autoridades respeito às decisões do Tribunal Constitucional.
A maioria dos partidos da oposição, incluindo a Plataforma Cívica (PO, liberal), Nowoczesna (liberal), Partido Camponês (PSL), o Partido Social Democrata (SLD) e os ambientalistas participaram da manifestação deste sábado.
Reunidos em frente à sede do governo, os manifestantes acenavam bandeiras nacionais e europeias e faixas com slogans pró-europeus. Eles cantaram o hino nacional e gritaram "Vamos defender a democracia e a Constituição."
"Estamos aqui para lutar pela liberdade na Polônia, pela democracia", declarou o ex-presidente Bronislaw Komorowski.
"Maidan polonês" ?"Muitas pessoas acreditam que este movimento vai acabar em um Maidan polonês. Espero que não cheguemos a esse ponto", disse à AFP uma manifestante, Danuta Grzymkowska, em referência à praça de Kiev onde ocorreram grandes manifestações contra o governo ucraniano e que resultaram na queda do regime e no atual conflito no país.
"As pessoas que deveriam representar os poloneses representam apenas os interesses de um único partido", acrescentou Rafal Zagorowski. "Eles se comportam como o Partido Bolchevique na Rússia Soviética (...) Eu tenho medo de que Kaczynski (Jaroslaw Kaczynski, presidente do partido Direito e Justiça) nos leve ao confronto".
Uma segunda manifestação organizada pelo movimento nacionalista reuniu entre 2.500 e 4.000 pessoas contra a presença da Polônia na UE e "os mandos de Bruxelas".
Ambas as marchas coincidiram com a tradicional "parada Schuman", organizada por ocasião do Dia da Europa.
Jaroslaw Kaczynski, considerado pela classe política o principal autor da política adotada pelo governo, minimizou, como de costume, a importância da manifestação.
"Não é um grande problema", comentou na internet. "Os protestos são o resultado do descontentamento dos resultados das eleições" presidenciais e legislativas, vencidas por seu partido, argumentou.
Ele também reiterou a recusa em receber refugiados na Polónia. "Após os recentes acontecimentos vinculados a atos terroristas, nós não receberemos refugiados porque não há nenhum mecanismo que possa garantir a nossa segurança", disse ele.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger