terça-feira, 14 de julho de 2015

Negociação sobre programa nuclear do Irã tem obstáculos importantes

As negociações sobre o programa nuclear do Irã ainda esbarra em obstáculos importantes, afirmou à agência France Presse uma fonte da delegação iraniana, a poucas horas do fim de mais um prazo para concluir as complexas conversações.


O Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) tentam concluir um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que envenena as relações internacionais há mais de 12 anos.
O objetivo é garantir o caráter pacífico das atividades nucleares iranianas, em troca da suspensão das sanções internacionais que asfixiam a economia do país desde 2006.


"Alguns obstáculos importantes persistem e conversamos seriamente para resolvê-los", disse a fonte.
"Não posso fazer nenhuma promessa para esta noite ou amanhã", disse nesta segunda-feira (13) Abbas Araghci, um dos principais negociadores iranianos em Viena.
Mas o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, afirmou que já existem as condições para permitir um "bom acordo".
"A China pensa que não existe acordo perfeito, mas que as condições já existem para alcançar um bom acordo", declarou Wang, com a ajuda de um intérprete, ao chegar o palácio de Coburg, sede das negociações.


'Avanços reais'
Já a Casa Branca afirmou nesta segunda que as negociações registraram avanços reais, mas persistem pontos de discórdia, dando a entender que as mesmas podem se prolongar para além desta segunda-feira.

"Ocorreram avanços reais (...) mas ainda há pontos de discórdia que não estão resolvidos", declarou Josh Earnest, porta-voz do presidente Barack Obama.
"Se as negociações continuarem sendo úteis, a equipe de negociadores permanecerá em Viena" (Áustria), acrescentou.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger