quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rebeldes vencem resistência e tomam complexo de Gaddafi em Trípoli


Centenas de rebeldes líbios conseguiram vencer a resistência e estão dentro do complexo militar do ditador Muammar Gaddafi na região de Bab Al-Aziziyah, em Trípoli, nesta terça-feira, informou a emissora de TV Al Jazeera (Catar).

Os rebeldes disparavam tiros para o ar em comemoração, disse um repórter da Reuters no local. O combate começou nas primeiras horas desta terça-feira. Forças pró-Gaddafi tentaram defender o complexo, mas a resistência acabou.

Segundo relatos da correspondente da rede de TV americana CNN, alguns choravam de alegria por terem vencido a resistência, e rebeldes mostravam documentos com estampas oficiais do governo para mostrar que estavam dentro do gabinete de Gaddafi. "Eles conseguiram pegar algumas das armas que estavam com as forças de Gaddafi", disse.

Os rebeldes ainda se organizavam para fazer a segurança do local e se defender de um eventual contra-ataque.

Um porta-voz dos rebeldes disse à Al Jazeera mais cedo que os confrontos ocorrem em diversas áreas da capital, embora os mais violentos sejam justamente no complexo de Bab al-Aziziah. Também era possível ouvir confrontos pesados perto do Hotel Rixos, onde estão jornalistas estrangeiros em Trípoli.

CONFRONTOS

Mais cedo, a Al Jazeera relatou que as forças rebeldes haviam conseguiram entrar no primeiro portão do complexo militar de Bab Al-Aziziyah, um dos possíveis paradeiros de Gaddafi.

A rede britânica Sky TV também divulgou que fumaça era vista saindo do complexo depois de um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A aliança, contudo, não confirmou o ataque e nega que esteja dando apoio aéreo aos rebeldes.

A agência de notícias France Presse, que tem um correspondente na cidade, relata confrontos com artilharia pesada e foguetes ao redor de Bab al-Aziziya, que desde a véspera é alvo de uma grande ofensiva rebelde. A agência diz que os rebeldes líbios iniciaram um grande ataque contra a residência do ditador, sem mais detalhes.

Também era possível ouvir confrontos pesados perto do Hotel Rixos, onde estão jornalistas estrangeiros em Trípoli.

O representante do Conselho Nacional Rebelde em Londres, Guma al Gamaty, disse que 2.000 rebeldes invadiram a linha de forças do regime em Zlitan e chegaram em Trípoli na noite de segunda-feira. "Eles devem fazer a diferença", disse.

As forças rebeldes avançam também no leste do país, fora da capital. Segundo a Al Jazeera, os rebeldes controlaram o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf e agora avançam rumo a Bin Jawad.

O correspondente do canal de TV na Líbia disse ainda que as tropas de Gaddafi estão recuando da cidade natal do ditador, Sirte, no que seria uma conquista muito simbólica para os oposicionistas.

Os rebeldes conquistaram ainda o distrito de Bishr e estão nos arredores do distrito de Al-Eqaila, ambos a oeste de Brega.


Gaddafi diz que saída do complexo em Trípoli foi "tática"

O líder líbio, Muammar Gaddafi, disse na quarta-feira (horário local) que sua saída do complexo Bab al-Aziziya foi uma "mudança tática" depois que o local foi alvejado por 64 ataques aéreos da Otan.

Gaddafi falou em entrevista a uma rádio de Trípoli, que foi noticiada pela TV Al-Orouba, transmitindo em conjunto com a Al-Rai TV. Ele prometeu morrer como mártir ou vencer na batalha contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Separadamente, os rebeldes líbios afirmaram que a luta pela capital Trípoli deixou mais de 400 mortos e ao menos 2.000 feridos, segundo a Al-Arabiya TV.

Fonte: Folha / Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger