sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Grécia descobre pensões para mortos durante combate à corrupção



O principal fundo de seguridade social grego, o Ika, gastou 1,8 milhão de euros ao pagar pensões a 1.400 pessoas mortas há anos, informou nesta quinta-feira o ministério de Emprego e Seguridade Social.

O Ika descobriu que estas pensões foram pagas a pessoas nascidas antes de 1920 e já falecidas, segundo a agência de imprensa grega "ANA". Além de se comprometer a atualizar as listas de aposentados, a empresa vai realizar uma investigação para tentar recuperar as somas já pagas.

A investigação abarcará as famílias que não tinham declarado as mortes de seus parentes aos serviços sociais e as contas bancárias para as quais a instituição continuava transferindo o dinheiro.

O incidente de mal uso de fundos públicos vem à tona dez dias depois de ter sido divulgado que um número estranhamente alto de cegos recebiam ajudas públicas em uma ilha grega. O vice-ministro da Saúde, Markos Bolaris, ordenou uma investigação aos mais de 600 moradores locais.

Há um ano, o ministério tinha afirmado que milhões de euros foram pagos a cada ano em pensões a pessoas mortas há tempos.

Submetida a um plano de ajustes desde 2010, a Grécia foi o primeiro país da zona do euro que teve que pedir ajuda externa para evitar um colapso de suas finanças públicas, com um endividamento que já alcança 150% do PIB (Produto Interno Bruto).

Fonte: France Presse

Nota do Editor: Para os que dizem que corrupção e mutreta só acontece no Brasil, ai esta uma prova de que no mundo todo existem corruptos e ladrões de recursos públicos.

Aqui no Brasil essa prática já foi muito comum, mas tem sido reduzida com o controle do governo através do recadastramento periódico de aposentados e pensionistas.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger