segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Trem com maior carregamento radioativo da história parte da França para a Alemanha


Um trem com carregamento de resíduos nucleares, considerado "o mais radioativo da história" por ecologistas, partiu na sexta-feira de Valognes (noroeste da França) em direção a Gorleben, no norte da Alemanha. O veículo, que saiu de Valognes nesta sexta-feira por volta das 14h20min, no horário local (11h20min pelo horário de Brasília) e deve chegar neste sábado à Alemanha, mudou seu itinerário esta madrugada para evitar manifestações antinucleares.

Na sexta-feira, o comboio de 14 vagões, que levam 308 contêineres com 123 toneladas de resíduos nucleares vitrificados, ficou bloqueado durante duas horas a centenas de metros da estação de Caen, Normandia, quando quatro militantes ecologistas se amarraram à via férrea. Os ativistas levavam um cartaz com uma mensagem em alemão que dizia: "Nossa resistência não conhece fronteiras".

Segundo grupos de ecologistas, o trem carrega o dobro da radioatividade produzida pelo desastre de Chernobil, em 1986. Os dejetos nucleares correspondem, segundo a empresa Areva, conglomerado industrial líder em energia nuclear, ao consumo elétrico de 24 milhões de pessoas durante um ano.

Pela manhã, militantes do Greenpeace concentraram-se em frente a uma bandeirola com o lema "Resíduos nucleares, via sem saída" na estação ferroviária francesa de Valognes.

Protestos devem mobilizar milhares na Europa

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas em protestos contra o trem carregado de lixo radioativo que apelidaram "Chernobil sobre rodas". Apesar de o itinerário do veículo ter sido alterado, e a rota exata estar sendo mantido em sigilo, os manifestantes organizaram protestos em cidades ao longo dos mais de 1,5 mil km de terreno na rota do trem.

Pelo menos 17 mil policiais estão preparados para aquela que pode ser a maior manifestação antinuclear em anos. O comboio deve chegar à cidade alemã de Gorleben, seu destino final, ainda neste sábado.

Fonte: Zero Hora

Sugestão: Lauro
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger