terça-feira, 13 de julho de 2010

Conselho de Defesa Indiano aprova 11 bilhões para novos submarinos


Usar superlativos para descrever as despesas dos programas de aquisição em Defesa indianos, tornou-se uma prática comum. Durante meses, os esforços da Índia para encontrar novos caças, multi-função para a sua Força Aérea, também conhecido como o MMRCA (aviões de combate médio multi-função) concorrência, que pode render cerca de U$ 10,4 bilhões em um contrato de 126 aviões para a vencedora, foi considerado o programa de defesa mais importante da Índia. Ele atraiu numerosos concorrentes internacionais oferecendo aeronaves no "estado da arte", incluindo o Super Hornet, Eurofighter, Gripen, Rafale, Mig-35 e F-16IL.

Agora, o superlativo para o programa de defesa da Índia, está sendo aplicada ao Projeto-75 Índia (P-75I), que é dotar a Marinha de seis submarinos de nova geração diesel-elétrica. Para este efeito, o Conselho de Defesa e Aquisição (DAC), presidido pelo ministro da Defesa, AK Antony, aprovou recentemente a verba de U$ 11 bilhões. Embora de acordo com o DAC, três dos seis submarinos será construída no estaleiro Mazagon Docks (MDL) em Mumbai e um no Estaleiro Hindustan Ltd. (HSL), em Visakhapatnam, o Times of India noticiou ontem que os dois submarinos restantes ou podem ser importados ou construídos em um estaleiro privado no Brasil. Todo o trabalho deve ser assistido por uma comissão indiana.

Embora nenhum cronograma específico para o programa foi revelado, o programa será sujeito a prazos determinados, pois se estima que em 2015 a Marinha só será capaz de operar a metade de sua frota atual de 15 submarinos diesel-elétricos. Um oficial indiano disse ao Times of India que espera que a Marinha receba seu primeiro submarino no P-75I entre seis e sete anos. À luz de um atraso de quase três anos e os custos crescentes no curso do projeto-75 para seis submarinos Scorpene de origem francesa a serem construídos no estaleiro de MDL, continua a ser avaliada a sua continuidade.

O próximo passo será a emissão de uma RFP (Request for Proposal) para selecionar um parceiro estrangeiro. Principais agências internacionais de exportações e estaleiros navais, incluindo provavelmente da Rosoboronexport (Rússia), DCNS / Amaris (França), HDW (Alemanha) e Navantia (Espanha), são possiveis concorrentes, tão logo o RFP do P-75I seja anunciado conhecido.

A nova geração de submarinos diesel-eletricos indiana, irão caracterizar capacidades de ataque furtivo e a terra de maneira otimizada. Isto incluirá a dotação do projeto da tecnologia AIP, permitindo longos periodos de patrulha e navegação submersa, sendo uma imensa vantagem sobre os atuais submarinos convencionais operados.

Em paralelo com a manutenção de uma frota adequada de submarinos convencionais, a Índia continua a conduzir esforços para introduzir o seu primeiro submarino de propulsão nuclear. Enquanto o submarino russo de ataque da classe Akula-II, chamado K-152 Nerpa, será arrendado por dez anos com início em Outubro e autonomamente esta sendo desenvolvido e construído o INS Arihant, que estimasse entrar em serviço em 2012, uma vez que todo o casco encontra-se pronto faltando apenas a integração do reator nuclear.

É óbvio que qualquer país gastar cifras tão altas na aquisição de novas tecnologias de defesa provavelmente vai alterar o equilíbrio militar na região. Em qual proporção a nova geração de submarinos da Índia podem influir em tal mudança é questionável. O fato é que eles vão fornecer uma gama significativa de novos recursos para a Marinha indiana, um fato que preocupa os países com os seus próprios interesses na região, incluindo a China. Li Jie, um pesquisador do Instituto Chinês de Pesquisa Naval da Marinha, disse ao Global Times: "Os submarinos têm sido sempre a fraqueza da Marinha indiana. [...] Os novos submarinos, juntamente com a operação de aeronaves modernas na frota da Índia, vai aumentar a presença do país no Oceano Índico e mudar o clima militar na Ásia. "Entretanto, muita água vai rolar até a Marinha indiana possuir tal frota em operação, como descrito por Li, que pode moldar o ambiente de segurança e política da região.


Fonte: Defense Professionals Tradução Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger