quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Irã Apreende Navio-Tanque com Petróleo Iraquiano em Retaliação aos EUA

Nesta quinta-feira (11), o Irã anunciou a apreensão do navio-tanque St Nikolas, carregado com petróleo iraquiano destinado à Turquia. A medida é uma resposta ao confisco do mesmo navio e de sua carga pelos Estados Unidos no ano passado. O St Nikolas, que tem bandeira das Ilhas Marshall, foi apreendido pela Marinha do Irã com base em uma ordem judicial.

A agência de notícias Fars divulgou uma declaração da Marinha iraniana, afirmando: "Após o roubo de petróleo iraniano pelos Estados Unidos no ano passado, o navio-tanque St Nikolas foi apreendido pela Marinha do Irã esta manhã com uma ordem judicial... está a caminho dos portos iranianos."

O navio, anteriormente conhecido como Suez Rajan, foi confiscado pelos Estados Unidos em uma operação de aplicação de sanções. Na ocasião, transportava mais de 980 mil barris de petróleo bruto iraniano. O Irã alertou os EUA de que não deixaria tal ação sem resposta.

O St Nikolas foi abordado por intrusos armados perto da cidade de Sohar, em Omã, de acordo com a empresa britânica de segurança marítima Ambrey. Seu sistema de rastreamento AIS foi desligado enquanto se dirigia ao porto iraniano de Bandar-e-Jask. O navio partiu do porto iraquiano de Basra e tinha como destino Aliaga, no oeste da Turquia, via Canal de Suez.

Empire Navigation operadora do St Nikolas, relatou a perda de contato com o navio. A tripulação é composta por 19 pessoas, sendo 18 cidadãos filipinos e um cidadão grego. A refinaria de petróleo turca Tupras fretou o navio.

O incidente ocorre em meio a semanas de ataques dos Houthi do Iêmen, apoiados pelo Irã, nas rotas marítimas do Mar Vermelho. Embora os Houthis tenham atacado navios mercantes desde outubro, principalmente no Estreito de Bab al-Mandab, o incidente desta quinta-feira (11) aconteceu perto do Estreito de Ormuz, entre Omã e o Irã.

A autoridade de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido (UKMTO) recebeu relatos de que o navio foi abordado por quatro a cinco pessoas armadas, vestindo uniformes pretos de estilo militar e máscaras pretas. A Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos ainda não comentou sobre o incidente.

O St Nikolas, anteriormente conhecido como Suez Rajan, foi alvo das sanções dos EUA no ano passado, quando os Estados Unidos alegaram que o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) tentava enviar petróleo iraniano para a China, violando as sanções americanas. O navio teve dificuldades para descarregar o petróleo iraniano, mas foi renomeado como St Nikolas após o procedimento. As autoridades estão investigando o incidente recente.


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações da Reuters

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger