domingo, 16 de outubro de 2022

FREMM DA atende plenamente as expectativas francesas


Após cumprir o exercício de prontidão operacional de alta intensidade "POLARIS" no final de 2021, e finalizando em maio de 2022 sua participação na "CLEMENCEAU 2022", a fragata "Alsace", primeiro exemplar do projeto FREMM DA, atendeu plenamente às expectativas da Marine Nationale (Marinha Francesa). 

Graças à sua dupla capacidade de emprego, oferecendo um nível ímpar de flexibilidade, sendo capaz de cumprir com papel de Defesa Aérea, assim como o de Guerra Antissubmarino (ASW). A sua presença durante a missão CLEMENCEAU 2022 foi particularmente apreciada pelas diferentes reconfigurações das operações. A fragata "Alsace" mostrou que tem todas as capacidades para fornecer defesa aérea para o porta-aviões Charles de Gaulle, estando ao nível de uma FREMM no campo de ASW. 

A "Alsace" é a primeira de duas FREMM DA para a Marinha Francesa. Ela foi entregue pela Naval Group em abril de 2021 e entrou em “serviço ativo” em novembro do mesmo ano. Ela é a sétima fragata da classe "Aquitaine" (FREMM), mas a primeira de duas fragatas de defesa aérea na variante FREMM DA (Frégate Européenne Multimissions de Défense Aérienne).


A versão FREMM DA mantém as mesmas capacidades de guerra antissubmarino (ASW) que os navios anteriores da classe "Aquitaine", dotada de sonares CAPTAS-4 e UMS 4110 CL, porém, tem maior capacidade no campo de defesa aérea. Para cumprir essa nova missão, a FREMM DA incorpora algumas mudanças em relação as demais fragatas da classe "Aquitaine", as quais listamos abaixo as principais:

- Um radar multifuncional Thales Herakles é mais poderoso, incorporando mais módulos transmissores, com isso apresenta modos de busca para defesa aérea de longo alcance.

- Um radar de controle de tiro Thales STIR EO MK 2 substituin o Najir da Sagem, o que garante melhores capacidades AAW e ASuW para o canhão principal de 76 mm.

- Estrutura de ponte reforçada para acomodar o peso extra representado pelo novo conjunto de radares e sensores.

- Quatro sistemas de lançamento vertical Sylver A50 o que representa um total de 32 mísseis MBDA Aster 15.

- Modificações no sistema de gerenciamento de combate SETIS com funções específicas de defesa aérea.



A missão principal do FREMM DA será garantir a defesa aérea das principais unidades da Marine Nationale, como o porta-aviões Charles de Gaulle e os três LHDs da classe Mistral, dentro de um Grupo Tarefa (GT) com um navio-aerodromo ou como parte de um GT anfíbio.


GBN Defense - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger