quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Forças Armadas Alemãs realizam primeiros testes operacionais de arma laser de alta intensidade contra drones


Foi um grande passo na direção de armas a laser totalmente operacionais. Pela primeira vez, as Forças Armadas Alemãs dispararam uma arma a laser a bordo. Em 30 de agosto de 2022, a fragata alemã Sachsen atacou com sucesso drones a curto e muito curto alcance no Mar Báltico, perto da área de treinamento principal de Putlos. O demonstrador de armas a laser foi desenvolvido pelo comitê de trabalho High-Energy Laser Naval Demonstrator (“ARGE”), composto pela MBDA Deutschland GmbH e Rheinmetall Waffe Munition GmbH.

Os futuros sistemas de armas a laser de alta energia (HEL) para a Marinha serão especialmente úteis na defesa contra drones e enxames de drones, bem como no engajamento de lanchas de ataque a curta e muito curta distância. Mas o sistema também pode ser projetado para maior produção, permitindo destruir mísseis guiados e morteiros.

A integração conjunta e a fase de teste do demonstrador naval começaram em novembro de 2021, que a equipe de integração ARGE concluiu com um teste de aceitação de fábrica bem-sucedido no campo de provas Unterlüß da Rheinmetall. O demonstrador foi então instalado a bordo da fragata Sachsen em Kiel. Em julho de 2022, a primeira campanha de testes ocorreu na Baía de Eckernförde, perto do Centro Técnico da Bundeswehr para Navios e Armas Navais, Tecnologia e Pesquisa Marinha, WTD 71, em Surendorf. Durante os testes, foram verificadas as capacidades de vários sensores, incluindo o conjunto de sensores eletro-ópticos do ARGE e o radar. Além disso, a interação entre todos os componentes e procedimentos em toda a sequência operacional, desde a aquisição do alvo até o engajamento, foi posta à prova. Os testes incluíram vários cenários de engajamento altamente realistas. O planejamento de testes e o fornecimento de vários tipos de alvos em terra, no mar ou no ar foram realizados e organizados pelo Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço (BAAINBw) da Bundeswehr. A gestão do teste foi realizada pelo WTD 71.

Daniel Gruber, gerente de projeto de demonstração naval da MBDA Deutschland, e Dr. Markus Jung, responsável pelo desenvolvimento de armas a laser na Rheinmetall Waffe Munition GmbH, estiveram presentes para observar a campanha de testes com a fragata. Olhando para trás na fase de integração e teste, eles tiraram uma conclusão positiva.

Para todos os envolvidos, o histórico teste de fogo real de um navio de guerra da Marinha Alemã foi um momento especial. A equipe conseguiu provar plenamente as capacidades do demonstrador. “O sólido trabalho em equipe entre os dois parceiros da ARGE desempenhou um papel fundamental para nos ajudar a integrar um demonstrador totalmente funcional e de alto desempenho a bordo da fragata”, relata Gruber. “A estreita cooperação com a equipe de comando do Sachsen permitiu a comunicação direta com o futuro usuário. Dessa forma, as ideias da Marinha podem ser incorporadas ou implementadas diretamente durante o desenvolvimento subsequente.”

O Dr. Thomas Baumgärtel, gerente de projeto do demonstrador naval da Rheinmetall Waffe und Munition GmbH, também ficou satisfeito com o resultado: “Os principais componentes do demonstrador são realmente de alta tecnologia. Este é o resultado de longos anos de pesquisa em ambas as empresas participantes. Muitos dos componentes do sistema do demonstrador foram desenvolvidos especialmente para o projeto e combinados desta forma pela primeira vez. Além disso, dada a fase de integração extremamente curta para um sistema desta complexidade, estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados até agora e de quão bem os testes foram. O desempenho impressionante dos efetores HEL na proteção de combatentes de superfície contra ameaças de curto e muito curto alcance pode ser creditado aos esforços conjuntos de todos os envolvidos no projeto – especialistas da indústria de defesa, funcionários do governo,

Tanto Doris Laarmann, chefe de atividades de laser na MBDA Deutschland, quanto Alexander Graf, encarregado do gerenciamento de programas de armas a laser na Rheinmetall Waffe und Munition GmbH, enfatizaram como os testes atuais estabeleceram o estágio básico para a introdução de sistemas e capacidades de armas a laser em a Bundeswehr – capacidades cuja relevância não se restringe de forma alguma à Marinha. A indústria de defesa está avançando com sistemas a laser que ajudarão a proteger as tropas posicionadas em perigo em várias aplicações.


Os testes da arma a laser de alta energia continuarão até meados de 2023. Em campanhas de teste subsequentes, novos cenários desafiarão as capacidades do demonstrador. Não menos importante, os resultados determinarão o que ainda precisa ser feito no caminho para uma arma a laser totalmente funcional e operacional.

As tarefas relacionadas ao efetor no ARGE são basicamente divididas igualmente. A MBDA Deutschland está cuidando da detecção e rastreamento de alvos, do console do operador e da ligação do demonstrador de armas a laser ao sistema de comando e controle. A Rheinmetall é responsável pelo sistema de giro, a orientação do feixe, o contêiner do demonstrador, bem como a integração mecânica e elétrica do demonstrador no convés do Sachsen e, finalmente, pela fonte de laser de alta energia, incluindo sua periferia.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com Rheinmetall

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger