segunda-feira, 19 de setembro de 2022

"Esquadrão Pégasus" (EsqdHU-2) completa 36 anos de sua criação


Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense

Neste domingo (18) um dos mais versáteis e operativos esquadrões da Aviação Naval brasileira completou seu 36º aniversário, com 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) "Pégasus" operando aeronaves Airbus/Helibras H-225M, denominadas na Marinha do Brasil UH-15 "Super Cougar", uma das mais modernas e capazes aeronaves de asas rotativas do Brasil.

Fotos: Angelo Nicolaci - GBN Defense

O EsqdHU-2 "Pégasus" foi criado em 18 de setembro de 1986, através do Decreto Presidencial nº 93.274, dando início as suas atividades no ano seguinte, para ser mais exato, no dia 25 de março de 1987, porém, nesta fase ainda não havia dado inicio as operações aéreas, sendo neste primeiro momento o período de preparação para ganhar de fato os céus. Foi neste período que foram recebidas as primeiras aeronaves Aerospatiale AS 332F1 "Super Puma", designadas pela Marinha do Brasil como UH-14, com os primeiros exemplares sendo entregues a partir de 15 de abril de 1987 (N-7071), com primeiro exemplar voando no dia 21 de maio de 1987 (N-7070). A ativação como esquadrão, ocorreu em 2 de fevereiro de 1988.

Foto: Angelo Nicolaci - GBN Defense

Atuando como esquadrão de emprego geral, o "Pégasus" se apresenta como uma unidade extremamente versátil e flexível, sendo capaz de cumprir um variado leque de missões, as quais vão desde o transporte de cargas e tropas, operações de resgate, até esclarecimento e ataque de superfície, com a mais recente variante do H225M, designado AH-15B "Super Cougar", este capaz de disparar mísseis ASuW MBDA AM39 B2M2 "Exocet". 

Fotos: Angelo Nicolaci - GBN Defense

O "Pégasus" é uma das unidades mais ativas da Marinha do Brasil, sendo constantemente acionada para responder aos mais variados tipos de missão, tendo atuado em apoio as autoridades civis, seja em apoio as forças de segurança pública, seja em apoio a Defesa Civil, resgatando vítimas de desastres como as chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, enchentes no Espirito Santo e sul da Bahia, ou realizando evacuações aeromédicas (EVAM) no Atlântico Sul, isso citando apenas algumas das inúmeras missões que o esquadrão desempenha. No emprego do poder naval, o EsqdHU-2 "Pégasus" é o braço aéreo das operações anfíbias, realizando a movimentação aérea de tropas entre os principais meios da Esquadra (NDM Bahia e NAM Atlântico) e a cabeça de praia, ou ponto de desembarque designado, e apoiando as Forças Especiais, função onde é capaz de realizar a infiltração de operadores do ComAnf ou GruMeC, nos mais variados teatros de operações, condições climáticas, dia ou noite, se valendo de diversas técnicas (Fast Rope, Rappel, SLOP, Tethered Duck, etc...).

Fotos: Angelo Nicolaci - GBN Defense




Nós do GBN Defense acompanhamos de perto o trabalho do EsqdHU-2 em várias ocasiões, sendo comum voarmos com o esquadrão quando embarcados no NAM "Atlântico" ou NDM "Bahia", o que nos garante experiência para atestar o alto nível de preparo e capacitação dos profissionais que compõe esta importante Organização Militar (OM) da Marinha do Brasil, um esquadrão formado por militares que conhecemos de perto, pessoas que se empenham no dia a dia para oferecer o melhor a nossa nação, homens que sacrificam suas vidas, muitas vezes ficando longos períodos distantes de suas famílias, sempre prontos para atuar onde e quando sejam necessários, não importa qual missão lhes seja dada, a certeza é que será cumprida com extrema precisão e profissionalismo, sobre o mar ou sobre terra, no ar estarão estes homens do mar, para defender e salvaguardar a grande nação brasileira, um Bravo-Zulu ao CF Rodrigo Fernandes Domingues (Comandante do Esquadrão) e a toda essa verdadeira família que é o EsqdHU-2 "Pégasus", ninho de aviadores navais que podemos classificar como verdadeiros heróis, "Os Cavaleiros do Pégasus"!!!

Parabéns ao Esquadrão "Pégasus" pelo seu 36º aniversário, é uma imensa honra para nossa equipe poder voar com tão competentes e dedicados aviadores navais, um forte e fraterno abraço a toda tripulação desta destacada Organização Militar de nossa briosa Marinha do Brasil.

Nas palavras de seu Imediato: "Ser um Cavaleiro do Pégasus é muito mais do que simplesmente voar uma máquina sem igual. É um ideal de vida, uma motivação insondável e uma alegria inexplicável! "

IN ALIS VIS ET VIRTUS!

"No Ar, Os Homens do Mar!!!"


Por Angelo Nicolaci

Fotos: Angelo Nicolaci - GBN Defense

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger