segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A Índia se afastará das armas russas e vai "groundear" todos os seus MiG-21 após mais um acidente fatal

O Times of India relata que a Índia 'groundeou' (suspendeu os voos) sua frota restante de MIG-21 fabricados na Rússia após outro acidente fatal que custou a vida de dois pilotos em uma missão de treinamento.

Na semana passada, no distrito de Barmer, no Rajastão, o Comandante M Rana e o Tenente Advitiya Bal morreram quando o MiG-21 Type 69 caiu durante um voo de treinamento noturno. Este é o sexto acidente do MiG-21 em 18 meses, matando seis pilotos.

A Índia adotou o MiG-21 na década de 1960 da União Soviética e comprou ou fabricou sob licença cerca de 872 caças ao longo dos anos. Mais de 400 foram perdidos em acidentes e nos breves conflitos com o Paquistão. Esses acidentes mataram cerca de 200 pilotos e pelo menos 60 civis. Citando problemas com a aeronave que incluem corrosão, manutenção de má qualidade, treinamento ruim e falta de peças de reposição de qualidade, a Índia eliminará gradualmente seus quatro esquadrões MiG-21 ativos em setembro.

Em 2000, a Índia empreendeu um grande programa de modernização da aeronave para incluir novos sensores e armas, mas essa atualização já tem mais de 20 anos. Embora o MiG-21 seja relativamente barato de produzir e manter em comparação com os caças modernos, eles são relíquias com um design de quase 70 anos. Apesar de seu baixo custo, a Índia não conseguiu equipar mais de 32 esquadrões de aeronaves, bem aquém dos 42 esquadrões que o Ministério da Defesa Indiano acredita serem necessários para defender o país das ameaças representadas pelo Paquistão.

A Índia trabalhou por décadas para desenvolver seu caça a jato conhecido como HAL Tejas, um caça de asa delta de assento único para funções de superioridade aérea e ataque leve. Esta aeronave seria usada tanto pela Força Aérea quanto pela Marinha da Índia.

O HAL Tejas fabricado na Índia Foto: Força Aérea Indiana

Desde que foi aprovado para serviço em 2011, a Índia equipou apenas dois esquadrões com o Tejas, mas planeja comprar até 450 dessas aeronaves nos próximos anos. A espinha dorsal dos caças da linha de frente da força aérea indiana é composta por 272 Sukhoi Su-30. A Força Aérea Indiana opera sete tipos diferentes de caças: os franceses da Dassault Rafale e Mirage 2000, o Sepecat Jaguar binacional, e os russos MiG-29, MiG-21 e o Su-30.

Qualquer força aérea que opere tantos caças diferentes requer diferentes rotinas para treinamento, abastecimento e manutenção de cada aeronave, aumentando muito as despesas de mantê-los no ar. Esta é uma das características mais atraentes do programa F-35 Lightening II para os militares dos EUA. As três variantes do F-35 servirão em todos os ramos das Forças Armadas dos EUA com um sistema simplificado de treinamento, manutenção e fornecimento de pilotos para todos os serviços.

A Índia é o maior comprador mundial de armas da Rússia, importando cerca de US$ 5,5 bilhões em armas de Moscou desde 2018. A guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia interromperam essa cadeia de suprimentos que a Índia tem para armas russas. Sem dúvida, os contratos abertos para armas russas estão suspensos enquanto Moscou desvia armas pequenas, munições, mísseis ar-ar e outros equipamentos para abastecer suas tropas na Ucrânia. Entre os contratos em espera estão peças finalizadas para 600.000 fuzis de assalto Kalashnikov AK-203 para uma nova fábrica de montagem no norte da Índia e o sistema de mísseis antiaéreos S-400.

Em resposta, a Índia está buscando expandir a produção doméstica de armas para 60% nos próximos três anos. Os EUA, o Reino Unido, Israel, juntamente com outros países do Leste Europeu, todos se ofereceram para entrar no vazio e fornecer à Índia armas e equipamentos que não podem mais obter da Rússia. O pessoal militar na Índia também teve a chance de observar as capacidades de combate do equipamento militar russo em ação e não pode ter ficado muito impressionado com o que viu. Supostamente tanques russos de última geração, veículos de combate, artilharia, helicópteros e aeronaves estão sendo facilmente destruídos por armas dos EUA, como os mísseis Javelin e Stinger, que não são exemplos de ponta de armas antitanque e sistemas de mísseis antiaéreos.

Os fuzileiros navais dos EUA carregam um obus rebocado M777 de 155 mm no compartimento de carga de um avião de transporte C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA, a ser entregue na Europa para as forças ucranianas, na Base Aérea de March, Califórnia, EUA, em 21 de abril de 2022

Há uma oportunidade considerável aqui para os EUA e as nações ocidentais usarem as vendas de armas para criar uma mudança estratégica sobre a Rússia, o segundo maior exportador de armas do mundo. A receita anual de exportação de armas para a Rússia entre 2016 e 2020 foi de aproximadamente US$ 28 bilhões em vendas para 45 países. Cerca de US$ 14 bilhões foram vendas de aeronaves de todos os tipos, US$ 3,7 bilhões em motores, US$ 3,6 bilhões em mísseis, US$ 2,8 bilhões em veículos blindados, US$ 2 bilhões em sistemas de defesa aérea, US$ 1,5 bilhão em navios e cerca de US$ 300 milhões em sensores eletrônicos. Os EUA são o maior exportador de armas do mundo em receita, mas não em volume, devido ao custo (e qualidade) muito mais alto do armamento e dos sistemas fabricados nos EUA. Os EUA relataram US$ 45 bilhões em vendas de armas exportadas em 2021, cerca de metade disso são exportações de aeronaves, peças e motores.

A guerra na Ucrânia mostrou, de forma bastante clara, que até as armas americanas mais antigas são superiores às de última geração russas. Por exemplo, a Rússia vendeu o sistema de defesa aérea S-400 a bordo, alegando que poderia derrubar mísseis como o míssil HIMARS, fabricado nos EUA. A Ucrânia mostrou a capacidade do HIMARS de atingir qualquer alvo dentro de seu alcance sem qualquer interferência aparente do sistema S-400.

Os fabricantes de armas dos EUA poderiam fazer grandes negócios vendendo armas da geração anterior para países amigos que não podem comprar as melhores armas por causa dos controles de exportação e da segurança nacional. O estrangulamento das vendas de armas russas e chinesas afetaria significativamente as economias de ambos os países, ao mesmo tempo em que aumentaria os custos de suas próprias aquisições de armas sem fortes vendas de exportação para compensar os custos de volume.

Original: India Will Move Away From Russian Weapons, Grounds All Their MiG-21s Following Fatal Crash

Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira


*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

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