sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Marinha realiza avaliação do SARP V-BAT 128 na BAeNSPA


Na última quarta-feira (21), a ABRADEF esteve visitando a Base Aerea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), ocasião na qual os editores do GBN Defense e DefesaNews visitaram a base, e coincidentemente, estavam sendo realizadas avaliações do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP)  V-Bat 128 pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).

Este SARP apresenta características muito interessantes, sendo capaz de realizar decolagem e pouso vertical, tanto em plataformas navais, como a partir do solo. O V-Bat 128 é um dos sistemas que a Marinha do Brasil vem estudando no âmbito do seu programa estratégico, o qual prevê a adoção de novos SARP para complementar as capacidades que vem sendo desenvolvidas pelo EsqdQE-1, o qual é responsável pela operação de SARP na Marinha do Brasil, atualmente operando o ScanEagle.

Recentemente, durante as comemorações do aniversário da Aviação Naval Brasileira, apuramos que a Marinha do Brasil vem realizando estudos afim de estabelecer os requisitos para o novo SARP, o qual deverá possuir maior capacidade que os atuais ScanEagle em operação. Neste campo, a Marinha do Brasil vem olhando atentamente para o mercado, e deverá realizar avaliações com diversas opções disponíveis.

O V-Bat 128


O V-BAT 128 é capaz de cumprir uma vasta gama de missões, sejam marítimas ou sobre o solo. Com suas características inovadoras de descolagem e pouso verticais (VTOL) e capaz de manter voos de longa duração, o V-BAT 128 é inovador, e diferente de qualquer SARP hoje no mercado. 

Um dos pontos positivos, esta no seu design, que possibilita o transporte e a rápida colocação do mesmo em operação, sendo necessário para isso apenas dois militares, demandando 30 minutos para ser colocado em voo. O sistema de propulsão do V-Bat 128 também nos chamou atenção, o  qual não apresenta rotores expostos.

O V-BAT 128 foi apresentado ao público pela primeira vez em agosto de 2021 durante a  Sea-Air-Space Expo, desenvolvido pela Shield Al / Martin UAV para atender diversos requisitos da US Navy (Marinha dos Estados Unidos), 

Em 21 de janeiro deste ano (2022), a Shield Al e a brasileira VSK Tactical do Brasil assinaram um acordo envolvendo o V-BAT 128, o qual deverá ser demonstrado ao Exército Brasileiro, assim como tem sido demonstrado a Marinha do Brasil, sendo oferecido a ambas Forças brasileiras.

Apresentando 2,74 m de comprimento e uma envergadura de 2,95 m, o V-BAT 128 é capaz de permanecer em voo por 10 horas,  apresentando peso máximo de decolagem no ordem dos 56 kg. 

O V-BAT 128 apresenta grande versatilidade de emprego, podendo receber variadas configurações, sendo possível equipa-lo com câmeras eletro-óticas (EO) e MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e Radar de Abertura Sintética (SAR). Isso aliado a sua logística simplificada, a qual não necessita de equipamentos especiais para lançamento e recolhimento, como é o caso do ScanEagle, oferece grande flexibilidade de emprego, podendo ser facilmente deslocado e operado onde e quando se faça necessário, além de exibir um baixo custo de operação.

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