Durante a Guerra das Malvinas, muitas das aeronaves argentinas que partiam do
continente em direção às ilhas precisavam ser guiadas por outras aeronaves equipadas
com sistemas de navegação mais precisos e confiáveis. Em muitas dessas missões,
quando servia no Grupo I Fotográfico e no Esquadrão Fênix, o Sr. Victor Hugo
Martinón, então Suboficial Auxiliar e fotógrafo-navegador em aeronaves Learjet
35A da Força Aérea Argentina (FAA) participou, e hoje, 38 anos após aqueles dias difíceis de 1982, ele partilha conosco um pouco do que viveu, com texto e imagens de duas dessas perigosas missões de guiagem, uma exclusividade para o GBN Defense.
dia 21 de maio de 1982: MIssão "CUECA"
“Ordem
Fragmentária Nº. 2143: Aeronave Learjet LR-35A T-23, aeronave de dotação da II
Missão da Brigada Aérea do Paraná, Entre Ríos: Diversão e orientação da seção
de aeronaves MV (IAI) Dagger, indicativo CUECA (Capitão Horacio MIR GONZALEZ, Primeiro-Tenente
Héctor LUNA e Tenente Juan Domingo BERNHARDT). Como resultado de falha técnica
do líder da seção LIBRA (Capitão Amílcar CIMATTI) a aeronave Dagger C-414 do
Capitão Higino ROBLES se junta ao esquadrão CUECA. Tripulação: Comandante da
Aeronave Capitão Nicolás BENZA, Copiloto: Capitão Carlos RONCONI e Mecânico de
Aeronaves Cabo Primero Juan MOTHE. Decolou do aeródromo de Río Grande às 13h50;
sob o controle do radar de Río Grande, ele guiou o esquadrão CUECA de aeronaves
MV Dagger na aproximação para as Ilhas Falklands, depois retornando ao aeródromo
de partida às 15h40.”
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Dagger C-418 Capitão Horácio Mir GONZALES E Dagger C-436 Tenente Juan Domingo BERNHARDT |
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AERONAVE MV DAGGER C-409 Primeiro-Tenente Héctor LUNA |
NOTA: A missão de
indicativo "CUECA" tinha como objetivo atacar os navios da Marinha Real situadas
na Baía de San Carlos, que havia sido invadida pelos ingleses na noite
anterior. Recebeu a companhia do Capitão Higino ROBLES, pilotando o MV (IAI) Dagger
C-414, que iria decolar para outra missão, mas o líder teve problemas de motor e
abortou. Foram interceptados por Sea Harriers, com o Tenente Luna sendo
atingido por um AIM-9L Sidewinder, mas ejetando com segurança. Os outros três
pilotos atacaram o "HMS Ardent" e atingiram o navio com tiros de 30 mm
e duas bombas de 450 kg na popa antes de retornar em segurança à base.
O
helicóptero Sea Lynx da fragata foi destruído e o navio, atacado por outras
aeronaves argentinas, foi abandonado pela tripulação e acabou afundando na
manhã do dia seguinte. O Tenente Bernhardt foi abatido por um SAM Rapier e
morto no dia 29 de maio, pilotando o mesmo C-436. Os outros pilotos
sobreviveram à guerra.
dia 25 de maio de 1982: MIssão "puma"
“Ordem
Fragmentária Desconhecida: Aeronave Learjet LR-35A T-22, aeronave de dotação da
II Brigada Aérea Paraná, Entre Ríos. Missão: Diversão e orientação da seção de
aeronaves MV (IAI) Dagger indicativo PUMA. Tripulação: Comandante da Aeronave
Capitão Juan MARTINEZ VILLADA, Copiloto Tenente Eduardo CASADO e Mecânico de
Aeronaves Cabo Primero Alejandro LOPEZ. Ele decolou do aeroporto de Río Grande
às 13h30, sobrevoou áreas adjacentes às Ilhas Falklands, pousou no mesmo ponto
de partida às 14h40.”
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AERONAVE MV DAGGER C-414 Capitão Higinio ROBLES |
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AERONAVE MV DAGGER C-431 Primeiro-Tenente Jorge RATTI |
NOTA: O dia 25 de maio
é a Data Magna da Argentina, Nesse dia os argentinos lançaram furiosos ataques
aéreos contra os navios ingleses ainda situados na Baía de San Carlos. Sobre a
missão de indicativo “Puma” não foram encontradas informações sobre a mesma,
provavelmente possa ter sido uma missão abortada ou sem ter encontrado alvos
significativos, já que os pilotos argentinos tinham poucos minutos sobre as Malvinas,
pois o IAI Dagger não possuía capacidade de reabastecer em voo (REVO) e logo
retornavam ao continente. Quanto aos pilotos, ambos sobreviveram à guerra.
FOTOS: Gentilmente cedidas pelo Sr. Victor Hugo Martinón.
FOTO DE CAPA: A fragata HMS Ardent afundando após os ataques argentinos do dia 21 de maio de 1982.
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Por Luiz Reis, Professor de História da Rede Oficial de Ensino do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, Historiador Militar, entusiasta da Aviação Civil e Militar, fotógrafo amador. Brasiliense com alma paulista, reside em Fortaleza-CE. Luiz colaborou com o Canal Arte da Guerra e o Blog Velho General e atua esporadicamente nos blogs da Trilogia Forças de Defesa, também fazendo parte da equipe de articulistas do GBN Defense. Presta consultoria sobre História da Aviação, Aviação Militar e Comercial. Contato: [email protected]
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