domingo, 28 de outubro de 2018

Museu Militar Conde de Linhares celebra 20 anos

No dia 19 de outubro, estivemos presentes ao Museu Militar Conde de Linhares, onde foi realizada cerimonia alusiva ao 20º aniversário deste referido museu. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como Gen. Div Décio dos Santos Brasil, o Gen Bda Luís Antonio Silva dos Santos, além de presenças ilustres, como Sergio Capella, Presidente da CVMARJ (Clube de Viaturas Militares Antigas do Rio de Janeiro), sociedade envolvida diretamente na preservação histórica brasileira, constituindo um seleto grupo de pessoas engajadas na preservação não apenas de viaturas históricas, mas também preservando viva a história dessas e dos feitos de nossos heróis brasileiros no distante teatro de operações italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Também encontramos nosso amigo veterano da AVCFN Sarmento e membros do Grupo Histórico Libertadores de Montese, que realiza uma bela encenação da rendição alemã às forças brasileiras na Itália, maior feito de nossas forças naquele conflito. Além dos representantes das instituições que por demonstrarem amizade e tendo realizado trabalho relevante de colaboração com este bastião de cultural no decorrer deste ano, foram agraciadas com o diploma de “Amigo do Museu”. Neste ano, foram agraciados como “Amigos do Museu” as Escolas Municipais Portugal, Marechal Carlos Bitencourt e Monte Castelo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), o Programa PHOENIX e o Centro de Expressões Culturais.
O Museu que homenageia D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, que foi um nome de relevância histórica ao Brasil, tendo sido um político que acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, e aqui na qualidade de Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, teve um papel fundamental na concepção de referidas instituições brasileiras, fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
O Museu Militar Conde de Linhares, foi inaugurado em 12 de outubro de 1998, pelo General do Exército Zenildo da Lucena, então Ministro do Exército, desde então exercendo o papel de salvaguardar e disseminar a história militar brasileira, contando com um rico acervo de indumentárias militares, armas e viaturas de emprego militar, dentre estas conta com uma exposição permanente sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira no teatro de operações europeu, contando com armas e equipamentos empregados pelas forças nacionais, aliadas e inimigas envolvidas naquele conflito. Em seu pátio é possível conhecer diversas viaturas que tiveram papel na história brasileira, destacando-se inúmeros projetos da indústria brasileira, como os carros de combate "Urutu", "Cascavel" e o MBT EE-T1 "Osório".
O acervo é muito diversificado e documenta a evolução dos armamentos, equipamentos de comunicação, viaturas de emprego militar e indumentária adotados pelas tropas brasileiras nos campos de batalha.
O acervo possui diversos itens utilizados pelo Exército Brasileiro em várias fases da nossa história, como a Guerra do Paraguai, as revoltas e movimentos que eclodiram pelo Brasil Império, a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial e as Forças de Paz brasileiras atuantes no âmbito da ONU em várias partes do mundo.
É uma verdadeira máquina do tempo e uma importante imersão na história não apenas de nosso Exército Brasileiro, mas um mergulho em nossa história, trazendo um rico conhecimento da evoluções que experimentamos ao longos de séculos de história, sendo fundamental para valorização de nossas instituições militares e seu papel primordial em nossa nação.
O Museu Militar Conde de Linhares fica localizado em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, bem próximo à Quinta da Boa Vista, onde esta localizado o Museu Nacional, na Avenida Pedro II, número 383. O GBN News apoia a preservação histórica brasileira e recomenda a todos uma visita a este referido museu, tenho certeza que todos irão se surpreender com toda a riqueza desse acervo e a qualidade de suas instalações.

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger