quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Dia 10 de Outubro : "Dia do Veterano da Marinha"

Foto: Veterano Alves
Nesta quarta-feira, 10 de outubro, comemoramos o Dia do Veterano da Marinha, sendo uma forma de reconhecer os militares e servidores civis que dedicaram uma significativa parte da suas vidas em prol de servir a nação na Marinha do Brasil, tendo cumprindo as mais diversas missões ao longo de suas carreiras. Hoje nós do GBN News nos juntamos a todos nesta homenagem aqueles que dedicaram suas vidas à serviço de nossa nação.

Na última sexta-feira (5), ocorreu na Casa do Marinheiro, no Rio de Janeiro, uma cerimonia em homenagem ao dia do veterano. Nosso editor, Angelo Nicolaci, esteve presente ao cerimonial que contou com a presença do Estado-Maior da Armada e vários oficiais, que junto ao Alte.Esq (CM) Leal Ferreira, prestaram homenagem aos nossos veteranos. Após a leitura da Ordem do Dia e o discurso do Alte Esq Leal Ferreira, servidores civis e militares da reserva foram agraciados  com medalhas de reconhecimento por seus relevantes serviços a Marinha do Brasil.

"Tive o prazer de reencontrar nossos amigos veteranos da AVCFN (Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais), os quais tive a imensa honra de conhecer e acompanhar em nossa viagem à Formosa, onde durante os cinco dias que estive envolvido nesta missão de cobrir a "Operação Formosa 2018", tive o imenso prazer de conhecer estes bravos guerreiros que ao longo de suas vidas dedicaram e ainda dedicam-se à nossa pátria. Hoje posso dizer que os tenho como parte de minha família e com muito orgulho fui aceito como membro desta distinta associação de veteranos", disse Angelo Nicolaci.

A data comemorativa foi instituída em 2017, tendo sido a primeira vez que foi comemorado como "Dia do Veterano da Marinha", ao invés do "Dia dos Inativos da Marinha". A adoção da nova denominação em 2017 vem a se tornar uma forma de prestar um justo reconhecimento aos Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis que dedicaram significativa parte de suas vidas em serviço da nação na Marinha do Brasil. É muito importante sublinhar que a Marinha do Brasil possui em seu quadro pessoas oriundas de várias regiões do Brasil, sendo um claro reflexo de uma instituição que agrega em seu seio pessoas que honraram com dedicação e entusiasmo a Marinha do Brasil, tendo um forte laço com os valores e tradições dessa instituição e que os mantém mesmo após cumprir com sua missão no serviço ativo.

A data de 10 de outubro, foi estabelecida em 2010 e remonta à assinatura do Decreto 49.096/1960, que criou o então Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha. Contudo, o termo “inativo” não demonstra com exatidão a importância que damos a estes homens e mulheres, então, a partir de 2017 o termo "Inativo" foi substituído por "Veterano", que por sua vez, reflete de forma mais clara o significado de alguém que serviu muitos anos como militar ou exerceu durante muito tempo uma atividade, ofício ou profissão, representando adequadamente nossos militares e servidores civis que se encontram na reserva, reformados ou aposentados.

A Marinha do Brasil honra sua história e reconhece os homens e mulheres que com muita dedicação e empenho, escreveram uma história de honra e dedicação a nossa pátria, fazendo a Marinha do Brasil essa instituição de grande orgulhos e prestígio a todos nós brasileiros. Posso afirmar com segurança que a Marinha do Brasil é reflexo destes nobres brasileiros que ao longo de décadas se dedicaram com afinco e profissionalismo afim de escrever uma história de garra e superação, onde em faco dos momentos mais difíceis, sempre tivemos o apoio de nossos bravos homens do mar e de terra, que nos ajudaram diante de desastres naturais, nos proveram segurança quando nos foi necessário e nos representaram no exterior defendendo não apenas os nossos interesses, como principalmente auxiliando outras nações a restabelecer seus rumos e estabilidade. Seja no Mar, no Céu ou em Terra, os veteranos da Marinha do Brasil serviram com afinco e louvor nossa Pátria Mãe Gentil, hoje nos cabe levantar essa homenagem a todos estes bravos brasileiros que se fundem a história de nossa Marinha do Brasil e de nossa Pátria Brasil.

Os veteranos de nossas armas são para nós entes queridos a quem muito devemos, sendo motivo de orgulho, respeito e admiração. Veteranos da Marinha do Brasil, vocês representam a memória viva de nossas tradições navais, sendo detentores de uma rica experiência e sabedoria, a vocês neste dia 10 de outubro o GBN News em nome de todos seus leitores e colaboradores rende a mais justa homenagem. Um Bravo Zulu a todos nossos veteranos!!!

Aos nossos irmãos veteranos Fuzileiros Navais, Adsumus!!!


GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger